terça-feira, 6 de outubro de 2009

Santa Casa inicia capacitação em Soure


da Agencia Pará de Notícias


A abertura da segunda etapa da capacitação do Projeto de Educação Continuada em Saúde com Ênfase em Neonatologia e Atendimento a Gestante aconteceu na Câmara Municipal de Soure, na noite de sexta-feira 2. A solenidade reuniu os profissionais da equipe capacitadora da Santa Casa, gestores municipais da área de saúde e o público alvo da capacitação: profissionais oriundos de 7 municípios da região dos campos, ou micro região do Arari, do arquipélago do Marajó.

Durante a abertura, o prefeito de Soure João Luiz Melo destacou a importância do projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) e Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (AMAM). "Como nós não temos, às vezes, a qualificação necessária, encaminhamos os pacientes para Belém. Com essa qualificação estaremos preparados para atender melhor a criança e a gestante evitando encaminhar alguns casos e superlotar a Santa Casa", disse João Luiz.

Também durante a solenidade de abertura, o presidente da AMAM, Pedro Barbosa, enfatizou que o processo de capacitação estimula os municípios a investirem também em equipamentos para a área de saúde. "Com três fretes de avião que o município paga para transferir crianças para Belém, dá para comprar um desses berços que são usados no atendimento dos bebês. Mas não adianta nada nós comprarmos o berço se os nossos profissionais não souberem usar. E agora, capacitados, eles vão saber usar", disse Barbosa.

Já o presidente da Santa Casa, Maurício Bezerra, disse que o projeto tem sido resultado da discussão conjunta com os municípios que apresentaram as suas necessidades e por isso a capacitação atende a realidade de cada um. "Essa capacitação partiu da base, a partir da escuta dos municípios e inova ao levar os ensinamentos até o interior".

A capacitação em Soure vai até domingo 4. Neste sábado 3, os capacitadores dão continuidade às aulas, iniciadas na manhã de sexta-feira. Entre os conhecimentos repassados, estão ressuscitação neonatal, atendimento pré-natal, aleitamento materno e assistência ao parto. As aulas são constituídas de uma etapa teórica e outra prática.

A primeira etapa da capacitação aconteceu no início de setembro, em Breves, e a próxima etapa será a capacitação em serviço na Santa Casa, em Belém.


Etiene Andrade - Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará

Nenhum comentário: