quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Obra do linhão empregará os marajoaras

Da Redação
Agência Pará

A Rede Celpa vai contratar mão-de-obra local para a construção do Linhão do Marajó, atendendo ao pedido da governadora Ana Júlia Carepa. A meta é que a obra estruturante, no valor total de R$ 473 milhões, gere emprego e movimente a economia no arquipélago. A confirmação foi dada nesta terça-feira, 6, ao secretário de de Integração Regional do Pará, André Farias, pelo vice-presidente de Operações e pelo diretor de Projetos Especiais da empresa, José Alberto Cunha e Luiz Bressan, em audiência na Seir.

Farias explicou que será iniciado o recrutamento dos trabalhadores, através da Prefeitura de Portel e das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) e de Trabalho, Emprego e Renda (Seter). Os operários também serão qualificados através do programa Bolsa Trabalho.

A Celpa anunciou que vai apresentar na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), até o próximo dia três de novembro, o estudo ambiental para a instalação das linhas de transmissão, que terão mais de 1 mil quilômetros de extensão e largura média de 10 metros. Farias garantiu que o governo estadual dará prioridade para a avaliação dessa pauta. Já foi concedida a licença ambiental para a abertura das picadas, ou seja, do caminho por onde seguirá o linhão.

Também participaram da reunião o secretário adjunto da Seir, Cesar Queiroz; o diretor de Logística para a Integração, Humberto Cunha; e o coordenador de Projetos Regionais, Cláudio Dusik. Uma nova reunião de avaliação do projeto será realizada no próximo dia cinco de novembro.

Luz para Todos - O Pará teve o terceiro melhor desempenho do Brasil na execução do programa Luz para Todos, do governo federal, perdendo apenas para Minas Gerais e Bahia. O anúncio foi feito por Bressan, durante a reunião. Ele destacou as dificuldades para a execução do projeto.

Entre as dificuldades relatadas está o município de Igarapé-Miri, onde o programa terá que transpor 43 rios e igarapés. O secretário pediu agilidade na execução da obra e Bressan garantiu que será concluída em breve. Nesta quarta-feira, 7, Dusik participará de uma audiência pública em Igarapé-Miri junto com dois engenheiros da Celpa e a prefeitura a fim de explicar o andamento do programa.

O Luz para Todos também será tema de uma reunião com representantes do Ministério de Minas e Energia na sede da Eletronorte, em Belém, nesta quinta-feira, 8. Participarão o governo do estado, representado pelo secretário André Farias, e a Celpa.

Enize Vidigal - Seir

Nenhum comentário: