terça-feira, 19 de agosto de 2014

ViaEmail: BRASIL! BRASIL!: As eleições e a mídia

BRASIL! BRASIL!



Uma explicação para a postura imperial de William Bonner diante de candidatos

Posted: 19 Aug 2014 05:06 AM PDT


Luiz Carlos Azenha, viomundo

"Trata-se de um simulacro de jornalismo, que nem original é. Nos Estados Unidos, muitos âncoras se promoveram com agressividade em suposta defesa do "interesse público". Eu friso o "suposta". Lembro-me de um, da CNN, que fez fama atacando a invasão do país por imigrantes ilegais. Hoje muitos âncoras do jornalismo policial fazem o mesmo estilo, como se representassem a sociedade contra o crime.

William Bonner está assumindo o papel de garoto-propaganda da criminalização da política. Ao criminalizar a política, fazendo dela algo sujo e com o qual não devemos lidar, ganham as grandes corporações midiáticas.
Mais informações »

Dilma no Jornal Nacional

Posted: 19 Aug 2014 04:47 AM PDT


, DCM

"Dilma foi melhor no Jornal Nacional do que tinha sido na sabatina do UOL.

Eduardo Campos, num de seus últimos pronunciamentos, disse que a cada entrevista você vai melhorando, como se estivesse treinando futebol.

Foi uma boa imagem, e isso explica pelo menos em parte o avanço de Dilma no JN em relação ao UOL.

Ela foi também beneficiada por uma coisa: a previsibilidade das perguntas. E então pôde se preparar adequadamente.

O foco da sabatina, como era de imaginar, foi corrupção e economia, com um breve intervalo em saúde.

Na corrupção, o que se viu foi como um braço de ferro entre Bonner e Dilma, no qual ela se saiu melhor.
Mais informações »

Dilma demite Bonner

Posted: 18 Aug 2014 06:01 PM PDT

"Dilma: "esse teu dedo indicador só assusta a Fátima !"
 
Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada


O Bonner achou que a Dilma era o Aécio ou o Eduardo e ia empurrar a Dilma contra a parede no debate de 15′ no jn.

Deu-se mal.

Numa televisão séria, Bonner teria voltado para o Rio sem emprego.

Dilma não se deixou emparedar e assumiu o controle de todas as respostas.

Empurrou a questão da corrupção pela goela abaixo dos tucanos – que sobrevivem no jn.

Lula e ela estruturaram o combate à corrupção. Deram autonomia à PF e ao MP.

No Governo dela e de Lula não tinha um Engavetador Geral da República.

A Controladoria Geral da União se tornou um orgão forte no combate ao malfeito.
Mais informações »

As eleições e a mídia

Posted: 18 Aug 2014 04:55 PM PDT

Está mais que na hora de discutir a interferência da mídia no processo eleitoral. Na imagem, a entrevista de Aécio Neves no Jornal Nacional
"A influência dos meios de comunicação vai além da produção de noticiário. Eles contratam as pesquisas e organizam os debates 

Marcos Coimbra, CartaCapital

Na próxima terça 19, com o início da propaganda eleitoral na televisão e no rádio, entraremos na etapa final da mais longa eleição de nossa história.

Começou em 2011 e nossa vida política gira em torno dela desde então.
A batalha da sucessão de Dilma Rousseff foi iniciada quando cessou o curto período de lua de mel com as oposições, no primeiro ano de governo. Talvez em razão do vexame protagonizado por José Serra na campanha, o antipetismo andava em baixa. 

Durou pouco. Na entrada de 2012, o clima político deteriorou-se. As oposições perceberam que, se não fizessem nada, marchariam para nova derrota na eleição deste ano. Ao analisar as pesquisas de avaliação do governo e notar que Dilma batia recordes de popularidade a cada mês, notaram ser elevadas as possibilidades de o PT chegar aos 16 anos no poder. E particularmente odiosa. Serem derrotadas outra vez por Dilma doía mais do que perder para Lula. 
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 18 Aug 2014 04:47 PM PDT


Denegrir e propagar o pessimismo para derrotar o adversário

Posted: 18 Aug 2014 04:45 PM PDT


"Diante do cenário externo da situação global da economia, o desenvolvimento brasileiro não é dos piores. Por esta razão, é difícil entender o comportamento dos analistas econômicos brasileiros em geral

Marilza de Melo Foucher, Brasil 247

A situação econômica no Brasil logicamente não é da mais brilhante neste ano eleitoral, todavia, analisar somente a utilização de um único dado econômico, por exemplo, a baixa da taxa de crescimento do PIB, não reflete a realidade global de um país. O PIB é um indicador econômico controverso, ele mede a renda, mas não a sua distribuição, o crescimento, mas não a sua destruição, e não leva em conta fatores como a coesão social e o meio ambiente. Um país pode crescer economicamente e manter o nível de desigualdade na distribuição de riquezas e de acesso ao bem comum. O desenvolvimento de um país deve conciliar a inclusão social com a estabilidade econômica e a proteção ambiental. Devemos ver a economia como uma visão macroeconômica para o desenvolvimento inclusivo. Uma economia deve estar em harmonia com a sociedade e o mundo em que vivemos. Uma política econômica deve impulsionar o crescimento de forma sustentável, mais ecológica, capaz de criar postos de trabalho, capaz de reduzir a pobreza, e repartir melhor suas riquezas. Nesse sentido, o Brasil prosperou com relação a muitos países, pois, apesar de um contexto mundial difícil, o Brasil continuou criando empregos e tendo uma melhor inclusão social. Em todo o período Lula-Dilma, até maio de 2014, o Brasil gerou 20,4 milhões de novos empregos. Um dado ilustrativo é que de 2003 até hoje, a renda do trabalhador cresceu 70% acima da inflação.

O Bolsa Família, tão criticado pelos articulistas econômicos e pela oposição, é um programa citado como exemplo de política pública que tem combatido a pobreza com efetividade. "Constitui um piso de proteção social", como afirmou Jorge Chedieki, chefe do escritório do PNUD em Brasília.
Mais informações »

Marina é problema de Aécio, não de Dilma

Posted: 18 Aug 2014 04:16 PM PDT

Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

Pesquisa Datafolha sobre a sucessão presidencial recém-divulgada traz más notícias, sim, mas não para Dilma. Quem se deu mal com a reviravolta no quadro eleitoral foi Aécio Neves e até os "nanicos", que já chegaram a somar 9 pontos percentuais e agora somam 5.

Para este Blog, nenhuma surpresa. No começo da tarde de sábado, este que escreve já avisava, via Twitter, o que o Datafolha mostraria.


Antes de prosseguir, vale comentar "análise" de Elio Gaspari que a mídia "bombou". O resultado do Datafolha mostra como esses "colunistas" não escrevem análises, mas torcidas.

O título do texto de Gaspari basta para esclarecer do que se trata: "Aécio atingido é dúvida, mas dano a Dilma na eleição é certeza". O título perdurou durante toda a tarde de domingo na home do UOL, com o exato teor acima.
Mais informações »

Criação de empregos formais cresceu 3,14% no ano passado

Posted: 18 Aug 2014 03:52 PM PDT


Aline Leal, Agência Brasil

"Dados divulgados hoje (18) na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) mostram que o número de empregos formais cresceu 3,14% no ano passado em relação a 2012. Segundo a Rais, em 2013, foram criados 1,49 milhão de novos postos de trabalho formais.

O resultado está acima do do ano anterior, quando o incremento ficou em 2,48%, o que correspondeu a 1,148 milhão de empregos estatutários e celetistas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que 2013 foi o ano com menor taxa de desemprego, 5,4%.
O aumento no número de postos formais de trabalho foi puxado pelo crescimento de 4,85% na criação de vagas de estatutários, o equivalente a mais 414,7 mil empregos. Segundo o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, esse aumento é devido à troca de servidores municipais, com a posse dos novos prefeitos, em 2013.

Porém, quando se trata de empregos celetistas, houve desaceleração. Entre 2012 e 2013, o incremento foi 2,76%, equivalente a 1,301 milhão de empregos. Enquanto isso, em 2012, com relação a 2011, houve aumento foi 3,46%. "Houve desaceleração em função do PIB [Produto Interno Bruto, soma de todos os bens e serviços produzidos no país], mas não há nenhuma sinalização de que nós vamos deixar de continuar gerando positivamente emprego no Brasil", avaliou o ministro.

O montante de vínculos empregatícios no último dia de 2013 no país atingiu 48,948 milhões, ante 47,459 milhões do ano anterior."

Marina e o mito da terceira via

Posted: 18 Aug 2014 03:24 PM PDT


Paulo Moreira Leite, Blog: Paulo Moreira Leite

"Enquanto Marina Silva caminha para sua segunda candidatura presidencial, a ser oficializada pelo PSB nos próximos dias, seus aliados fazem o possível para apresentá-la como concorrente da chamada terceira via.

Imaginar que Marina Silva pode ser enfeitada com características que envolvem uma concepção peculiar de luta política, um método de alcançar seus objetivos — e não apenas traços de personalidade — pode até ajudar o esforço de quem procura transformar a ex-ministra do Meio Ambiente em herdeira natural de Eduardo Campos, político conhecido pela capacidade de agregar e somar.

Mas também ajuda a alimentar uma ilusão, apoiada mais em aparência do que em consistência. Para ser uma verdadeira "terceira" opção entre dois pólos, seria preciso imaginar Marina numa posição equidistante entre PT e PSDB. É claro que isso está longe de acontecer. Com ela, o PSB pode até pegar o lugar de Aécio Neves num eventual segundo turno mas estará cada vez mais perto do PSDB. Não temos três vias. Mas 2 vias contra 1.
Mais informações »

Folha aclama retorno "reconfortante" de Marina

Posted: 18 Aug 2014 06:38 AM PDT


"Segundo jornal de Otávio Frias, a recandidatura da ex-senadora Marina Silva, que herdou vaga de Eduardo Campos à Presidência, "é reconfortante por representar uma parcela importante no espectro das opiniões e amplia o leque de escolhas viáveis à disposição do eleitor"; ressalta, no entanto, que ela terá de bater o tucano Aécio Neves, que "está enraizado no coração demográfico e econômico do país"; os dois aparecem em empate técnico no primeiro turno segundo Datafolha

Brasil 247

A "Folha de S. Paulo" saúda a volta de Marina Silva para a disputa à Presidência, com desempenho de 21% das intenções de voto no Datafolha. Segundo o jornal de Otavio Frias, seu nome parece o mais identificável com o desejo de mudança. Leia:

O retorno de Marina

Sagrada candidata pelo desastre, a ex-senadora aparece com vantagem sobre a presidente Dilma, mas antes teria de bater Aécio
O súbito desaparecimento de Eduardo Campos exerce o efeito que se antevia sobre a corrida presidencial. Pesquisa Datafolha publicada nesta edição mostra que Marina Silva, sua vice e agora substituta pelo PSB, faz quase triplicarem as intenções de voto na chapa.
Mais informações »

O que resta à direita latino-americana

Posted: 18 Aug 2014 06:20 AM PDT

A direita associada a meios de comunicação consegue desgastar,  mas não vencer eleitoralmente, os governos progressistas. Faltam-lhe plataforma, líderes e bases de apoio além dos decadentes setores das classes médias
"Na falta de projetos, ela se refugia em setores da mídia para formar cadeias que resistem a transformações democráticas

Emir Sader, RBA

A direita latino-americana já teve várias fisionomias: economias primário-exportadoras e regimes políticos oligárquicos, ditaduras e governos neoliberais. Nenhuma parece suficientemente atraente para fazê-la voltar ao governo onde deixou de sê-lo. O modelo primário exportador sofreu golpe mortal com a crise de 1929. As ditaduras serviram para brecar avanços políticos das esquerdas surgidas ou fortalecidas na reação àquela crise.

O projeto neoliberal parecia ser a boia de salvação das forças mais retrógradas das sociedades latino-americanas, permitindo que a direita trocasse de roupa, aparecendo como força "modernizadora". Contra um Estado qualificado como parasitário, pela livre circulação dos capitais que supostamente permitiria reativar economias e promover o mercado e o grande empresariado como os agentes mais dinâmicos da sociedade, surgia uma "nova direita".
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: