quarta-feira, 2 de novembro de 2011

UFPA tranquiliza candidatos do PS 2012 sobre Enem


PDF E-mail


ufpa-logoO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (Mec) por decisão judicial, anularam 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011. O Enem equivale a primeira fase do Processo Seletivo 2012 (PS 2012) da Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta 7.606 vagas este ano.
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg) tranqüiliza os candidatos a calouros da Universidade no próximo ano. “Até aqui não há nada que possa comprometer, nem a manutenção do Enem como parte do processo seletivo da UFPA, nem a validade do Exame em si mesmo”, justifica Marlene Freitas, dirigente da Proeg. Este ano as notas do Enem, que equivalem a metade do valor total das notas dos candidatos à UFPA, serão entregues já padronizadas pelo Inep à UFPA.

Marlene Freitas reforça que o Enem mesmo sendo parte do Processo Seletivo da UFPA não é gerenciado pela Universidade. “Por isso não temos poder de interferência nos critérios de avaliação ou, como ocorre agora, na decisão de anular questões. Acompanhamos as discussões e agimos conforme as decisões oficiais. Até o momento, o incidente foi definido pelo MEC e pela Justiça como ‘localizado’ e as decisões em relação a este problema não têm impacto direto na realização do PS 2012 da UFPA”, assegura.

Sobre o impacto da anulação dos pontos sobre o resultado, a pró-reitora lembra que embora seja relevante, “a anulação não invalida as demais questões, que compõem a grande maioria dos pontos, ou seja, não inviabiliza todo o Exame. Incidentes, infelizmente, podem acontecer em processos seletivos, tanto naqueles que se destinam a ocupação de cargos públicos, quanto naqueles dedicados à seleção para ingresso nas universidades públicas. Quando acontecem, o procedimento em todos eles é o mesmo: anular as questões com problemas e atribuir os pontos a todos os candidatos”.

Processo Seletivo 2012 - A segunda fase do PS 2012, gerenciada pela UFPA, será aplicada no dia 3 de dezembro a partir das 14h. A prova terá 55 questões de múltipla escola sendo 5 de cada uma das disciplinas do ensino médio. Até o momento, cerca de 72.110 candidatos estão inscritos no Exame. O número final de inscritos e a demanda dos candidatos por vaga devem ser divulgados pelo Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps) ainda na primeira quinzena de novembro.

Com 1.523 vagas a mais do que no ano passado, o PS 2012 tem uma oferta total de 7.606 vagas distribuídas entre 180 cursos, sendo 4.072 criadas para a capital e 3.534 criadas para o interior do Estado. Ao todo, serão 18 novos cursos, dos quais, dois inéditos: Arquivologia e Engenharia de Telecomunicações, ambos ofertados em Belém.

Leia Mais:
Leia a notícia divulgada pelo MEC - Justiça anula 13 questões do Enem em todo o país (http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-10-31/justica-anula-13-questoes-do-enem-em-todo-pais)

Assessoria de Comunicação da UFPA

Nenhum comentário: