quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Via Email: Planeta Universitário: Pesquisa relaciona especiação na Mata Atlântica e na Amazônia à incidência de energia solar


Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 12 Feb 2014 01:47 AM PST
Na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica, os eventos de especiação (formação de novas espécies biológicas) ocorridos ao longo do período Quaternário (com início há 2,7 milhões de anos) coincidiu com períodos de baixa variabilidade de insolação, ou seja, incidência de energia solar. A conclusão foi apresentada no Workshop Dimensions US-BIOTA São Paulo, realizado na sede da FAPESP na segunda-feira (10/02) –, e é resultado da pesquisa “Temporal scales of climatic changes and paleodiversity patterns in the Atlantic Rainforest”, conduzida no Institut de Recherche pour le Développement (Montpellier, França) sob a coordenação de Marie-Pierre Ledru e desenvolvida no âmbito do projeto Dimensions US-BIOTA São Paulo.
Posted: 12 Feb 2014 01:41 AM PST
A Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos e Métodos em Ciência Política e Relações Internacionais promove as duas últimas sessões especiais gratuitas abertas ao público nos dias 12 e 13 de fevereiro. A quinta edição da escola de verão é promovida pela Associação Internacional de Ciência Política (IPSA), em parceria com o Departamento de Ciência Política e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP).
Posted: 12 Feb 2014 01:38 AM PST
ebeb logoA Isbra, seção brasileira da International Society for Bayesian Analysis (Isba), promove em Atibaia, entre os dias 10 e 14 de março, a 12ª edição da Brazilian Meeting on Bayesian Statistics (Ebeb). A série de encontros tem por objetivo fortalecer a pesquisa sobre métodos bayesianos e ampliar suas aplicações. Ela também permitirá a colaboração entre pesquisadores brasileiros e do exterior e que alunos de pós-graduação entrem em contato com pesquisadores experientes.
Posted: 12 Feb 2014 01:37 AM PST
Em testes feitos com animais, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) mostraram que o silenciamento específico de um gene – o E2F2 – reduz significativamente o risco de células-tronco embrionárias induzirem a formação de tumores sem diminuir sua pluripotência (capacidade de se diferenciar em qualquer tipo de tecido). A descoberta pode ajudar a superar um dos principais obstáculos para o avanço de terapias à base de células-tronco pluripotentes – consideradas esperança de cura para lesões medulares, degeneração macular e doenças como diabetes, Parkinson, Alzheimer e distrofia muscular.
Posted: 12 Feb 2014 01:33 AM PST
Com a expectativa de ultrapassar a marca de 1 milhão de participantes, a 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) está com inscrições abertas, até 16 de março, para o cadastro das escolas que ainda não participaram da competição. O evento é direcionado a estudantes de qualquer ano do ensino fundamental ou médio matriculados em escolas públicas ou particulares. Os alunos com as melhores classificações poderão participar de eventos científicos, como as olimpíadas internacional e latino-americana, além das Jornadas Espacial e de Foguetes e do Space Camp.
Posted: 11 Feb 2014 12:06 PM PST
O ministro da Educação, Henrique Paim, participou do marco inaugural dos primeiros 18 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na cidade de São Paulo, nesta terça-feira, 11. A iniciativa tem como objetivo melhorar a qualidade da oferta de programas de formação aos educadores. A UAB é um sistema operado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integrado por universidades públicas, que oferece cursos de nível superior, por meio do uso da metodologia da educação a distância, para camadas da população que têm dificuldades de acesso à formação universitária.
Posted: 11 Feb 2014 04:48 AM PST
O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR promove, de 12 a 16 de maio, a 3ª Semana de Oficinas em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. O evento vai oferecer minicursos de capacitação voltados aos estudantes de graduação e pós-graduação, a atividade também é aberta ao público em geral. Os cursos terão certificação emitida pelo próprio museu.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: