terça-feira, 1 de outubro de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Mônica Santo Francisco: “A periferia nunca dormiu”


BRASIL! BRASIL!


Charge do Bessinha

Posted: 30 Sep 2013 05:36 PM PDT


Mídia esconde devassa em Andrea, o faz tudo do PSDB

Posted: 30 Sep 2013 05:34 PM PDT


"Segundo vereador mais votado de São Paulo e do Brasil, com 117 mil votos, titular da Secom e embaixador do Brasil em Roma no governo Fernando Henrique, de quem foi tesoureiro da campanha à reeleição, secretário de Energia de Mario Covas, chefe das Subprefeituras com José Serra e secretário de Cultura de Geraldo Alckmin; largo currículo do polivalente Andrea Matarazzo não foi suficiente para que seu nome fosse destacado pela mídia tradicional na notícia da quebra, pela Justiça, de seus sigilos bancário e fiscal sob suspeita de envolvimento no escândalo de corrupção Alstom-Siemens; Veja.com, após o surgimento do fato, optou por tratar de assunto econômico (acima); seria como informar que a AP 470 tem 42 réus, sem lembrar que os famosos José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, do PT, estão entre eles; dá para entender de onde Andrea retira toda essa influência para proteger-se?; investigação formal, agora, vai ajudar a responder estas e outras interrogações


Por que o vereador Andrea Matarazzo tem tanta força na mídia tradicional?
O que fez dele um homem tão forte, desde o início de sua carreira política, na mais alta cúpula tucana?

Como ele conseguiu começar por cima sua carreira na vida pública, em 1991, e cumprir uma trajetória ascendente, ininterrupta e repleta de poder, nos últimos 22 anos, em todas, sem exceção, as administrações tucanas no plano federal (Fernando Henrique), estadual (governos paulistas de Mario Covas, José Serra e Geraldo Alckmin) e municipal (gestões Serra e Gilberto Kassab)?

Por ser sobrinho-neto do histórico conde Francesco Matarazzo?
Mais informações »

2ª feira vertiginosa para o conservadorismo

Posted: 30 Sep 2013 05:24 PM PDT



"Polícia Federal quebra o sigilo bancário do coringa de ouro do tucanato bandeirante. Andrea Matarazzo, homem de confiança do PSDB, braço direito de Serra, é suspeito de ser o operador do esquema intergeracional de corrupção no metrô de São Paulo. A rede metroviária de expansão mais lenta do mundo em desenvolvimento ganha contornos de um gigantesco biombo do caixa 2 do PSDB, há quase duas décadas no poder em SP --Mário Covas (1997 a 2000), Geraldo Alckmin (2001 a 2006,e 2011 até hoje) e José Serra (2007 a 2010). Sem tempo para respirar, a emissão conservadora ainda terá que esconder outra manchete incomoda amanhã: o ministério da Saúde, amparado em forte apoio de 75% da população ao 'Mais Médicos', anunciou a chegada de mais dois mil médicos cubanos ao país, esta semana. Secretarias de redação rebolam para dar tratos à manipulação.

Como elidir os revezes na primeira página, sem parecer um veículo de Marte? O PT  não colabora. O partido acaba de criar mais um problema aos mancheteiros: o 'impasse' alimentado pelo jornalismo tucano, que tenta enfraquecer Dilma com supostos clamores de um 'volta Lula', gerou uma limonada suíça. Receita: o  PT vai montar uma ciranda de palanques pelo país. Neles se alternarão, de um lado,Lula, o único político que venceria a disputa de 2014 no primeiro  turno, segundo as diferentes enquetes eleitorais; e, de outro, a candidata que lidera com folga no primeiro e segundo turno, sejam quais forem os adversários. Quem faria o mesmo no polo conservador? Um rodízio Serra, Aécio e FHC seria palatável ao leitor?

Bomba! Justiça quebra sigilo de Matarazzo

Posted: 30 Sep 2013 04:52 PM PDT


Miguel do Rosário, Tijolaço 
 
"O trensalão tucano acaba de ser alimentado com um combustível altamente inflamável. A Justiça decidiu quebrar o sigilo de 11 nomes ligados ao PSDB, incluindo um dos nomes da elite do tucanato paulista, Andrea Matarazzo, que já ocupou inúmeras funções executivas importantes nas administrações do estado.

A matéria é de Fausto Macedo, repórter do Estadão.

Justiça abre sigilo de 11 investigados do caso Alstom

No blog de Fausto Macedo, no Estadão.

A Justiça Federal decretou a quebra do sigilo bancário e fiscal de 11 investigados do emblemático caso Alstom – investigação sobre suposto esquema de pagamento de propinas a servidores públicos e dirigentes de estatais da área de transportes públicos e energia, em São Paulo, nos anos 90.
Mais informações »

Proprinoduto: consultoria simulada levou R$ 52 mi de cartel, diz Polícia Federal

Posted: 30 Sep 2013 04:05 PM PDT


Folha de S. Paulo

"Empresas acusadas de fraude em licitações de trens no Estado de São Paulo pagaram R$ 52 milhões a firmas de consultoria investigadas pela Polícia Federal sob a suspeita de repassar propina a políticos e funcionários públicos desde o fim da década de 1990.

Algumas dessas consultorias foram identificadas pela primeira vez em inquérito aberto pela PF em 2008 para investigar negócios da multinacional francesa Alstom com empresas do setor elétrico e de transporte, controladas pelo governo estadual.

Neste ano, a PF ampliou o foco das investigações para empresas denunciadas pela alemã Siemens ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) como participantes de um cartel que combinou o resultado de várias concorrências do Metrô e da CPTM entre 1998 e 2008.

De acordo com a PF, que examinou a movimentação financeira de quatro consultorias sob suspeita, elas receberam repasses da Alstom e de duas outras empresas acusadas de participar do cartel, a canadense Bombardier e a brasileira Tejofran."
Matéria Completa, ::AQUI::

Sabotador do Mais Médicos renuncia em Minas

Posted: 30 Sep 2013 03:59 PM PDT


"Presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, João Batista Soares, renuncia ao cargo, um dia antes do fim do mandato, para não ser notificado pela Justiça sobre a decisão que obriga a entidade a emitir  imediatamente todos os registros provisórios dos médicos estrangeiros que já haviam apresentado a documentação exigida pelo governo federal e que estivessem além do prazo de 15 dias de espera; em agosto, quando programa ganhava corpo e popularidade, Soares disse que orientaria seus médicos a não corrigirem supostos erros dos estrangeiros; "esse programa do governo federal é conversa e conversa não é superior à lei vigente no país", disse, à época

Brasil 247

Um dos maiores opositores do programa federal Mais Médicos, que chegou a dizer que orientaria os profissionais que estivessem sob sua orientação a não corrigir supostos erros dos médicos cubanos, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG), João Batista Soares, renunciou ao cargo nesta segunda-feira (30). A renúncia é um protesto contra a decisão da Justiça Federal que obriga a entidade emitir registro a profissionais formados no exterior que atuam, no Estado, pelo programa Mais Médicos. A ação de Soares tem pouco efeito, uma vez que ele e toda a diretoria do conselho deixaram o cargo um dia antes do fim do mandato."
Matéria Completa, ::AQUI::

Charge do Bessinha

Posted: 30 Sep 2013 08:51 AM PDT


A diferença entre Aracy de Almeida no Silvio Santos e Lobão na Veja

Posted: 30 Sep 2013 08:50 AM PDT


Marcos Sacramento, Diário do Centro doMundo

"Fiquei meio desapontado com o anúncio da coluna de Lobão na Veja. Não que tenha sido uma surpresa, tendo em vista as besteiras que ele tem dito ultimamente. Havia a esperança de que essa verborragia fosse apenas um surto, vontade de aparecer, mas o negócio parece ser sério. Lobão passa a borracha em seu histórico no rock nacional ao virar colunista de uma revista reacionária e divorciada da realidade. Deu um passo largo em direção ao ostracismo artístico.

O trabalho de Lobão ajudou a forjar meu gosto musical. Fui criança nos anos 80 e cresci cantarolando seus hits. Não era fã, mas as músicas dele estavam sempre ali entre as tantas influências da época. Ironicamente, por meio dele tive o primeiro contato com Che Guevara, através da letra de "Panamericana".
Mais informações »

Esta semana, 2 mil cubanos chegam ao Brasil para segunda etapa do Mais Médicos

Posted: 30 Sep 2013 08:34 AM PDT


Yara Aquino, Agência Brasil

"De hoje (30) até o final desta semana chegam ao Brasil mais 2 mil médicos cubanos para a segunda etapa do Programa Mais Médicos. Hoje, os primeiros 135 profissionais de Cuba desembarcam em Vitória. Na próxima segunda-feira (7), os 2 mil cubanos iniciam o módulo de avaliação que tem duração de três semanas com aulas sobre língua portuguesa e o sistema brasileiro de saúde pública. As informações são do Ministério da Saúde.

Além dos 2 mil cubanos, os 149 médicos com diploma do exterior que foram selecionados para a segunda fase do Mais Médicos iniciam o módulo de avaliação no dia 7. As aulas ocorrerão no Distrito Federal, em Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte.

Na primeira fase do Programa Mais Médicos, 400 profissionais cubanos chegaram ao Brasil e passaram por curso de formação e avaliação. A previsão do Ministério da Saúde é trazer ao país, até o final do ano, 4 mil médicos cubanos. Esses profissionais vêm ao Brasil por meio de um acordo intermediado pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Assim como os médicos com diploma do exterior que se inscreveram individualmente, os cubanos que vêm pelo acordo com a Opas não precisam passar pelo Revalida (Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior) e, por isso, terão registro provisório por três anos para atuar na atenção básica e com validade restrita ao local para onde forem designados."

Urubólogos da mídia serão demitidos?

Posted: 30 Sep 2013 07:56 AM PDT


Altamiro Borges, Blog do Miro

"Nesta semana, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou dois dados que devem ter apavorado os urubólogos da mídia. Eles apontam que a renda média dos assalariados subiu 1,7% em agosto e que a taxa de desemprego caiu para 5,3% - um dos mais baixos da história recente do país. Se a economia nativa continuar produzindo estes números positivos, apesar da grave crise que atinge o capitalismo no mundo, os pessimistas de plantão da chamada grande imprensa é que poderão perder os seus empregos. Eles só falam besteiras mesmo!

Segundo o IBGE, o chamado mercado de trabalho mostrou-se imune em agosto ao cenário de desaceleração da economia mundial. A taxa de desemprego ficou em 5,3%, abaixo dos 5,6% de julho – que também já havia recuado em relação aos 6% do mês de junho. Ainda de acordo com o instituto, o número de pessoas ocupadas cresceu 0,4% em agosto na comparação com julho, atingindo 23,2 milhões de trabalhadores nas seis regiões metropolitanas pesquisadas. Em relação a agosto de 2012, a alta foi de 1,2% - ou 274 mil pessoas a mais empregadas.
Mais informações »

Mônica Santo Francisco: "A periferia nunca dormiu"

Posted: 30 Sep 2013 07:20 AM PDT


A cientista social Mônica Francisco tem
participação efetiva nas redes sociais
comunitárias do Rio

Marilza de Melo Foucher, Correio do Brasil

"A cientista social Mônica Santo Francisco, de 43 anos, moradora da favela do Borel, é mentora, articuladora e participante da Rede de Instituições do Borel assim como, da iniciativa Ocupa Borel. Fundadora e integrante do Grupo Arteiras, Mônica Francisco participa de um grupo de mulheres que produz em regime coletivo e auto-gestionário. Este grupo integra a Rede de Mulheres Empreendedoras. Mônica é também uma das fundadoras do Fórum Zona Norte Zona Sul de Economia Solidária. Esta mulher negra, batalhadora, não precisa esconder seu lindo rosto atrás de uma mascara para assumir seu engajamento politico, ela tem consciência politica que sem a organização dos excluídos e sem pressão popular, os políticos brasileiros não votam as reformas necessárias. Os últimos protestos nas principais cidades brasileiras fizeram emergir muitas contradições e muitas esperanças. A periferia nunca dormiu como diz Monica Santo respondendo a minha provocação.

– Mônica, os protestos realizados nas diferentes capitais brasileiras revelaram varias facetas, o primeiro estouro vem do aumento das passagens de ônibus em São Paulo, todavia, ao longo do processo as bandeiras de lutas foram aumentando e se diversificando…

– Eu li nos cartazes "a periferia nunca dormiu"… Por que então a chamada periferia nunca tentou esta forma de mobilização anteriormente? Afinal você é testemunha de que as reivindicações e bandeiras de lutas são muitas. Vai desde a falta de infraestruturas urbana nas favelas (por exemplo: falta de esgotos sanitários e pluviais, à falta da coleta de lixo) sem contar com a carência total dos serviços públicos na área de educação, saúde e transportes coletivos, e a violência policial que perdura…"
Entrevista Completa, ::AQUI::

PF já investiga propinas de R$ 52 mi no metrô paulista

Posted: 30 Sep 2013 07:08 AM PDT


"Valores teriam sido pagos por empresas como Alstom, Bombardier e Tejofran a empresas de consultoria usadas para recolher recursos para funcionários e políticos do PSDB; implantado na gestão Mario Covas, o esquema teria continuado nos governos de José Serra e Geraldo Alckmin; peça central do esquema, consultor Jorge Fagali Neto teve US$ 6,5 milhões bloqueados na Suíça


A Polícia Federal está cada vez mais perto de desvendar o esquema de desvio de recursos do metrô paulista, usado para abastecer o caixa de campanhas políticas do PSDB em São Paulo.

Reportagem dos jornalistas Flávio Ferreira, Mario Cesar Carvalho e José Ernesto Credendio (leia aqui) aponta propinas de R$ 52 milhões, que teriam sido pagas a consultorias pelas empresas envolvidas no cartel dos trens.
Mais informações »

O mensalão PSDB-MG é lindo

Posted: 30 Sep 2013 06:00 AM PDT

"Num país onde os três poderes devem conviver em harmonia, gostaríamos que o STF fosse dotado de forças especiais?

Paulo Moreira Leite, ISTOÉ

"O mensalão do PSDB-MG é mesmo um caso especial.

Criado em 1998 para ajudar a campanha de Eduardo Azeredo ao governo de Minas, até hoje o julgamento não ocorreu.  

A primeira e única condenação acaba de sair. Atingiu um banqueiro do Rural, condenado a 9 anos. Mas a lei lhe confere o direito de pedir recurso, o que quer dizer que tem 50% de chances matemáticas de provar sua inocência em segunda instância. Ninguém ficou indignado com isso, nem achou que seria uma ameaça às instituições ou um estímulo a criminalidade. 

Tudo em paz, ao contrário do que ocorreu com os petistas, que não têm direito a apresentar um recurso pleno, equivalente a um segundo julgamento.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: