segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Via Email: Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)



Planeta Universitário (nesta mensagem: 16 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 21 Dec 2012 08:56 AM PST
A Universidade de Taubaté (UNITAU) divulga lista de aprovados, em segunda chamada, no Vestibular 2013. As inscrições dos novos estudantes podem ser realizadas, nos dias 3 e 4 de janeiro, das 9h às 21h, na sede da Pró-reitoria Estudantil. A lista é válida para aqueles cursos que possuem vagas remanescentes - o curso de Medicina, por exemplo, não oferece mais vagas. A consulta pode ser realizada pelos candidatos no site da UNITAU (www.unitau.br).
Posted: 21 Dec 2012 07:56 AM PST
usf logoA espanhola ESADE Business School, que no Brasil oferece o curso Advanced Management Program (AMP) em parceria com a USF (Universidade São Francisco) e a FAE, foi eleita a 5ª Escola de Negócios do mundo em programas de educação executiva, no ranking da Bloomberg Businessweek e a 4ª Melhor Escola de negócios da América Latina, pelo ranking da América Economía, ambos nas edições 2012. No ano anterior, a escola também figurou entre as cinco melhores do mundo no ranking do jornal Financial Times.
Posted: 21 Dec 2012 06:32 AM PST
Neste ano em que completou 40 anos, a Unoeste firma parceria histórica de nível internacional para desenvolver pesquisas. Por conta da rede global de pesquisadores, articulada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia junto ao Reino Unido, é firmado termo de cooperação com a Cranfield University, instituição exclusiva da área de pós-graduação stricto sensu. Com validade por cinco anos, o documento contempla professores e alunos em todas as áreas do saber, mas especialmente às ciências ambientais, agrárias, clínica e médica.
Posted: 21 Dec 2012 05:27 AM PST
cesumar-logoO Cesumar realiza em janeiro um módulo especial do Vestibular 2013. O candidato tem diversas opções de datas para fazer a prova agendada e concorrer a uma das vagas em 38 cursos. O candidato que preferir, poderá optar pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, realizado entre os anos de 2001 e 2011, para classificação. Neste caso, o candidato ainda precisa fazer a inscrição e fica dispensado de realizar a prova.
Posted: 21 Dec 2012 05:21 AM PST
unoeste-logo-newVestVerão Unoeste 2013. Esta é a oportunidade para aqueles que querem o melhor para o futuro e pretendem ingressar no ensino superior no próximo semestre. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pela internet, até o dia 20 de janeiro, ou na secretaria do campus I, até o dia 21 do mesmo mês. A prova ocorre no dia 26, das 8h30 às 12h30, no campus II da universidade.
Posted: 21 Dec 2012 01:01 AM PST
A revista Microbe Magazine, da Sociedade Americana de Microbiologia, publicou, em sua edição de dezembro, artigo de capa em que destaca, entre outros, os estudos desenvolvidos no campo da biologia estrutural pelo grupo de pesquisa coordenado pelo diretor científico da FAPERJ, Jerson Lima Silva. A publicação ressalta a contribuição das pesquisas realizadas por Jerson e seu grupo sobre a descoberta de que a proteína de supressão tumoral p53 mutada teria um comportamento tipo príon - agente infeccioso composto principalmente de proteínas - e que estaria, assim, associado ao câncer.
Posted: 21 Dec 2012 12:58 AM PST
Artigo intitulado "Repeated polyploidization of gossypium genomes and the evolution of spinnable cotton fibres", publicado dia 19 de dezembro no volume 492 da revista Nature, descreve pela primeira vez a anotação completa do menor genoma de algodão da espécie Gossypium raimondii com cerca de 737.8 Mb, que contribuiu para a formação da espécie tetraplóide Gossypium hirsutum L., planta comercialmente cultivada em diversas regiões do mundo, inclusive do Brasil.
Posted: 21 Dec 2012 12:53 AM PST
A excelência da Universidade de Brasília, no que tange a Educação a Distância (EaD), foi reconhecida no Índice Geral de Cursos de 2011 (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação há alguns dias. Artes Visuais, Educação Física e Música ficaram com nota 4, considerada muito boa, na avaliação das instituições de ensino superior do Ministério da Educação. Foi a primeira vez que cursos dessa modalidade foram avaliados.
Posted: 20 Dec 2012 02:12 PM PST
As instituições de educação superior que obtiveram resultados insatisfatórios, mas com tendência positiva, no conceito preliminar de curso (CPC) — notas 1 e 2 —, em avaliação promovida pelo Ministério da Educação, terão de cumprir uma série de medidas para liberar seus processos seletivos em 2013. A primeira é preencher um protocolo de compromisso, com metas, no sistema eletrônico e-MEC. Em seguida, precisam apresentar um plano de adoção de medidas saneadoras. A partir daí, devem adotar as providências necessárias e monitorar o processo de saneamento.
Posted: 20 Dec 2012 01:26 PM PST
Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira, 20, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, comentou o resultado da avaliação trianual divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) sobre os cursos de graduação da instituição. A administração superior esclarece que está tomando todas as providências para corrigir as situações pontuais de cursos com desempenho não-satisfatórios e que o resultado não altera a matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo 2013 (PS 2013) e contraria a tendência de melhoria e crescimento da instituição.
Posted: 20 Dec 2012 11:20 AM PST
A USP é uma das cinco instituições acadêmicas universitárias mundiais que vai participar de um consórcio internacional comandado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. O objetivo do consórcio é criar uma rede de Centros de Inovação Social sediados em cada uma dessas instituições com extensão em comunidades de baixa renda, visando o desenvolvimento de tecnologias sociais para essas comunidades.
Posted: 20 Dec 2012 09:51 AM PST
Os gabaritos oficiais preliminares da prova da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) já estão disponíveis para os estudantes e podem ser acessadas no site do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe): http://www.cespe.unb.br/pas/. A divulgação dos gabaritos definitivos deve ocorrer em 11 de janeiro, juntamente com as respostas preliminares dos itens do tipo D. Em 25 de janeiro, o Cespe divulga as respostas definitivas dos itens tipo D e o resultado provisório da redação.
Posted: 20 Dec 2012 05:57 AM PST
unicamp logoA Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está antecipando a divulgação da lista dos candidatos aprovados na primeira fase do Vestibular Unicamp 2013, juntamente com os locais de prova da segunda fase. A lista está disponível no saguão do Ciclo Básico II da Unicamp – campus Campinas e na página da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br).
Posted: 20 Dec 2012 12:56 AM PST
Sobre o resultado das avaliações tri-anuais dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (19), a instituição esclarece que está tomando todas as providências para corrigir as situações pontuais de cursos com desempenho não-satisfatórios na avaliação do MEC. Das dezenas de cursos da UFPA avaliados nesta amostragem, apenas quatro receberam avaliação insatisfatória: Engenharia Mecânica (Belém), Letras (Breves), Letras (Bragança) e Pedagogia (Breves).
Posted: 20 Dec 2012 12:50 AM PST
A UnB vai pedir ao Ministério da Educação que reveja as notas dadas a três cursos no  Conceito Preliminar de Curso (CPC), parâmetro usado para avaliar o desempenho acadêmico nas instituições de ensino superior. No caso dos bacharelados em Engenharia Mecatrônica e Geografia, a avaliação não contou os pontos de titulação de professores, o que reduziu consideralvemente suas notas – 2 e 3, num índice de zero a cinco.
Posted: 19 Dec 2012 12:16 PM PST
ulbra-logoA Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) divulgou, nesta data, medidas cautelares que incluem: - a suspensão de vestibular para o curso de Engenharia de Plásticos; - e restrições na autonomia universitária em relação à Matemática (bacharelado), Física (Licenciatura) e Letras (Licenciatura). A ULBRA esclarece que:
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: