terça-feira, 23 de outubro de 2012

Via Email: BRASIL! BRASIL!



BRASIL! BRASIL!


Posted: 22 Oct 2012 04:55 PM PDT
"Marco Aurélio Mello e Celso de Mello foram responsáveis pelos maiores arroubos retóricos no clímax do julgamento da Ação Penal 470. Um citou o número 13 do PT e comparou o partido à mafia italiana. Outro, ao PCC e ao Comando Vermelho, afirmando ainda que os réus, como José Genoino e José Dirceu, devem ser punidos como delinquentes – aliás, por que não enforcá-los? Talvez tenha sido coincidência que tudo isso tenha ocorrido a apenas seis dias das eleições. Talvez


Brasil 247

Este 22 de outubro de 2012 é o dia que, para o bem ou para o mal, entrará para a história do Supremo Tribunal Federal. A data em que dois ex-presidentes do partido político mais votado no primeiro turno das eleições municipais – José Dirceu e José Genoino – foram mandados para a forca como bandidos comuns e condenados como quadrilheiros.

Talvez tenha sido coincidência que o auge do julgamento do mensalão ocorresse a seis dias das eleições municipais. Outra possível coincidência, a edição do Jornal Nacional, que emendou a propaganda de José Serra com o noticiário sangrento sobre o tema. E que destacou, naturalmente, as peças de retórica mais ousadas. Ambas partiram dos dois "Mellos" do Supremo Tribunal Federal: o decano Celso de Mello e o sempre surpreendente Marco Aurélio Mello.

É possível que haja razões jurídicas para condenar boa parte dos réus da Ação Penal 470. Mas o dia de hoje ficará marcado como a data em que dois ministros preferiram trilhar um caminho político na suprema corte."
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 22 Oct 2012 04:12 PM PDT
Saul Leblon, Carta Maior


"O tucano José Serra esgotou seu repertório antes de terminar a campanha.
Seu maior problema nesses dias que restam da disputa em SP é decifra o enigma: o que mais dizer ao eleitor que não o ouviu até agora?
A percepção mais grave é que sua narrativa perdeu significado para o próprio PSDB. Pior: a imensa rejeição que atrai tornou-o um estorvo ambulante para o futuro do partido.

A obsolescência contagiosa prenuncia-se em isolamento. Ele se reflete nos recados de pavões partidários, sempre ágeis em se desvencilhar do legado de uma derrota. Sobretudo, quando tende a deixar sequelas na opinião pública simpatizante da legenda.

FHC e Sergio Guerra vazam desapontamento com a condução das coisas em SP. Contabilizam como erro primário a fusão da candidatura à agenda da intolerância.

O horizonte de uma vitória tucana em SP, associado a um termidor de malafaias, colou um alerta em parcelas da classe média percolável pelo PSDB; adensou a percepção de um agrupamento que age e urdi na base do vale tudo que a publicidade condena.

Não só. Muitos consideram inábil a sôfrega exploração do julgamento em curso no STF pela campanha em SP.

Serra está distribuindo milhões de adesivos com o slogan ' Diga não ao mensalão'. A panfletagem é uma parceria calculada com o calendário desfrutável do julgamento, que deve culminar esta semana com a deliberação de penas.

É o tour de force que lhe restou nas horas que correm. Pode siginificar um desastrado saque contra o futuro, na avaliação de analistas embarcados na sorte do PSDB.

A mão grande de Serra na cumbuca da Ação Penal 470 dessacraliza um trunfo nacional contra o PT em 2014. Ademais de arguí-lo com uma derrota nas urnas em São Paulo, subtraiu ao julgamento um cerimonial de ecumenismo e equidistância que o legitimaria."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 22 Oct 2012 03:54 PM PDT


Em jogo tucano, canhão dispara Paulo Maluf contra uma escola técnica
Carta Capital


"A campanha de José Serra (PSDB) à prefeitura de São Paulo lançou um jogo online chamado "Angry Haddad". Nele, o jogador deve destruir obras consideradas vitrines dos tucanos na metrópole, como as Amas (Assistência Médica Ambulatorial), escolas técnicas e estações de metrô. Para isso, o internauta deve disparar contra os edifícios usando um canhão. As "munições"  são passarinhos semelhantes ao candidato petista Fernando Haddad (PT), ao deputado federal Paulo Maluf (PP) e a José Dirceu.

A tela inicial do jogo diz "tudo o que Haddad precisa para destruir São Paulo é o seu apoio, quer ver? Use os bonecos de Haddad, do Maluf e do José Dirceu para destruir a cidade". Cada vez que o jogador destrói um edifício, aparece uma legenda depreciativa. "Viu? Você colocou uma Ama no chão e arrasou a saúde de São Paulo".

A interface e o nome do jogo é baseado em Angry Birds, sucesso de vendas de uma desenvolvedora de jogos finlandesa."


Posted: 22 Oct 2012 02:45 PM PDT
Marina Novaes, Portal Terra


"O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, recebeu nesta segunda-feira o apoio de 20 líderes religiosos ligados a 11 igrejas e nove entidades evangélicas da capital paulista, que se comprometeram a pedir votos para o petista até o próximo domingo, quando ele enfrenta José Serra (PSDB) no segundo turno da disputa. No encontro, o candidato do PT recebeu um manifesto que defendia, entre outras coisas, a "liberdade para todas as crenças" na cidade, a manutenção de uma administração laica e o fim das "perseguições e clima de medo", segundo eles, gerado pela aplicação incorreta e "arbitrária" da 'lei do Psiu' na gestão atual.

"Eu penso que é um gesto importante, sobretudo em um momento em que as campanhas políticas às vezes querem derrapar nessa questão (religiosa)", disse Haddad, que negou que irá flexibilizar a aplicação da lei do silêncio urbano na capital paulista, mas que se comprometeu a verificar se, de fato, a lei tem sido aplicada de modo "arbitrário", caso seja eleito.

O apoio surge dias após o pastor Silas Malafaia, da igreja Associação Vitória em Cristo, declarar apoio a José Serra e publicar vídeos em que ataca Haddad devido à elaboração do kit anti-homofobia em sua gestão como ministro da Educação. Segundo Haddad, os líderes religiosos se "solidarizaram" contra os ataques de Malafaia, que chegou a declarar que "arrebentaria" com ele durante a campanha."
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Matéria Completa, ::AQUI::


Posted: 22 Oct 2012 07:19 AM PDT
José Roberto de Toledo, Estadão.com.br


"Não importa o resultado do segundo turno, esta eleição deixará lições valiosas. Não é obrigatório prestar atenção, mas permite cometer erros novos, em vez de repetir os mesmos de sempre.
Lição dos partidos: quanto mais 

candidatos, mais prefeitos eleitos.
Parece óbvio e é, mas poucos partidos seguiram essa regra. PSB e PT cresceram em prefeituras porque lançaram mais candidatos a prefeito do que no pleito anterior. Já PMDB e PSDB começaram a encolher sua base municipal quando deixaram de lançar tantos candidatos em 2012 quanto em 2008. Os avanços petista e socialista não foram acaso, mas investimento.

O PT tem a menor eficiência entre os grandes partidos na eleição de candidatos a prefeito. Elege 1 a cada 3, enquanto o PMDB quase chega à relação de 1 para 2. Porém, a maior taxa de sucesso peemedebista tem a ver com o tamanho dos municípios onde disputa a eleição: em pequenas cidades é mais comum haver apenas dois candidatos, aumentando a probabilidade de vitória. 

Isso significa que o PMDB é mais eficiente em quantidade de prefeituras conquistadas, mas não em eleitorado a governar. O PT conquistou cidades cujo porte médio é duas vezes maior do que dos municípios onde o PMDB elegeu seus prefeitos. O PSB está no meio do caminho. Vai governar prefeituras de cidades que são, em média, um terço maiores do que as peemedebistas e um terço menores do que as petistas. Os tucanos estão entre PSB e PT.


O tamanho médio das cidades que o PSDB governará é 22% maior do que as do PSB e 21% menor do que as do PT. Os tucanos elegeram 43% de seus candidatos a prefeito. Tudo isso seria ótimo se o partido não tivesse conquistado menos prefeituras do que em 2008. Para ser atraente, um partido precisa, acima de tudo, ser perspectiva de poder. O PSB saiu ganhando das urnas porque está em ascensão e, ao contrário do PSD, não apenas nos cafundós."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 22 Oct 2012 07:07 AM PDT


Dilma com Pelegrino(PT) no Palanque de Cajazeiras(Salvador)
Vitor Hugo Soares, Terra Magazine / Blog do Vitor Hugo Soares


"Esta segunda-feira a campanha eleitoral em seu segundo e decisivo turno promete pegar fogo em São Paulo, a maior cidade da América do Sul,como diz a canção, Depois da agitada passagem pelos palanques do bairro popular de Cajazeiras, em Salvador (BA), a presidente Dilma Rousseff, voou direto para outro palanque petista, em Campinas (SP). Nas duas cidades (entre o Nordeste e o Sudeste), mexeu com os nervos da campanha, mas a munição mais pesada parece ter sido reservada para o comício pró- Fernando Haddad, esta segunda-feira, 22, na capital dos paulistanos.

Enquanto não chega a hora,  vale a pena um olhar sobre as fogueiras acesas no rastro da curta visita de Dilma ao bairro soteropolitano das Cajazeiras.Tão populoso quanto cheio de problemas e dificuldades para seus moradores, mas que de repente virou uma espécie de eldorado para os dois candidatos na semana decisiva da campanha: ACM Neto, do DEM , e Nelson Pelegrino, do PT.     

Terceira capital do País, que Jorge Amado em seus escritos sempre preferiu denominar de Cidade da Bahia – apelidada também de Roma Negra por muitos intelectuais – Salvador mantém histórica relação com o fogo. Uma identidade que atravessa séculos, mas alcança cultural, social e politicamente suas representações mais simbólicas na segunda metade do século XX.   Foi quando pegaram fogo (ou foram incendiados?) – as dúvidas e suspeitas jamais foram cabalmente esclarecidas – primeiro a lendária Feira de Água de Meninos e, anos depois, o original Mercado Modelo da Bahia, não menos famoso.   Pode parecer óbvio para muita gente, mas a simbologia dos incêndios é a que encontro de melhor para expressar o ambiente e o clima que se vê e se respira na capital baiana nestes últimos dias de campanha encarniçada do segundo turno eleitoral da disputa pela prefeitura da cidade tão querida e tão cantada durante séculos, mas praticamente desmontada e retalhada para atender apetites famélicos nos últimos anos de calamitosa administração e ausência do poder público."
Artigo Completo, ::AQUI::


Posted: 22 Oct 2012 05:48 AM PDT



Posted: 22 Oct 2012 05:43 AM PDT
"Com o presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, José Bernardo Ortiz, afastado por improbidade, Ministério Público poderá se debruçar sobre gastos de R$ 692,6 milhões realizados nos últimos oito anos em bolsas universitárias; MP já recebeu denúncia de caixa-dois por meio da educação superior e a instituição que mais recebeu recursos, a Sumaré, nasceu e cresceu com os tucanos, levando R$ 56,6 milhões



No dia 3 de outubro deste ano, um dos braços direitos de Geraldo Alckmin teve seus bens bloqueados e foi afastado do cargo que ocupava, por uma decisão judicial. Era José Bernardo Ortiz, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), que foi acusado de fraudar uma licitação para a compra de 3,5 milhões de mochilas escolares. Ex-prefeito de Taubaté, Ortiz é muito próximo do governador paulista, tem um filho que está concorrendo à prefeitura da cidade no segundo turno e foi denunciado pelos procuradores Sílvio Marques (o mesmo que investigou Paulo Maluf) e Saad Mazloum.

O caso das mochilas, onde teria havido um sobrepreço de R$ 11,5 milhões segundo o Ministério Público, é pequeno diante do volume de recursos administrados pela FDE. Um levantamento obtido com exclusividade pelo 247 aponta que, entre 2003 e 2011, nas administrações de Geraldo Alckmin e José Serra, a Fundação distribuiu R$ 692,6 milhões em bolsas de estudo nos programas "Escola da Família" e "Bolsa Alfabetização". São programas que pagam R$ 300 por mês a instituições de ensino que concedem bolsas a alunos carentes.

Diferentemente do governo federal, que financia a inclusão na educação superior por meio do Fies, um fundo que concede empréstimos aos estudantes, em São Paulo os recursos são doados às escolas que abrem vagas. E esse sistema fez surgir algumas "potências". É o caso do Instituto Sumaré de Educação, que liderou os repasses tucanos e recebeu R$ 56,6 milhões nos últimos anos e continua em primeiro lugar no ranking, apesar da pouca tradição educacional, à frente de instituições como PUC, Anhanguera e muitas outras.

Procurados pelo 247, o Instituto Sumaré e a FDE não forneceram a relação dos bolsistas atendidos pela escola nem se pronunciaram seobre a desproporção na distribuição de verbas do governo paulista. O caso chama a atenção porque Sílvio Marques já recebeu a denúncia de que o PSDB estaria utilizando algumas instituições de ensino privadas como fachada para a arrecadação de caixa dois eleitoral, por meio de bolsas-fantasmas (leia mais aqui)."


Posted: 22 Oct 2012 05:24 AM PDT
"Prevalece a tendência de os pobres votarem no lulismo e os ricos optarem pela oposição


André Singer, Folha de S. Paulo

Até 28 de outubro o balanço é provisório, pois tudo pode mudar na última hora, mas, mantidos os indicadores atuais, o realinhamento de 2006 se mostrará influente no próximo domingo.

Não se trata apenas das conquistas que o lulismo deverá colher em prefeituras com perceptível peso político, mas da continuidade, para além das siglas partidárias, do tipo de divisão social que as eleições têm expressado.

Prevalece, desde então, a tendência de os pobres votarem nos candidatos lulistas e de os ricos optarem pela oposição.

O caso de São Paulo é emblemático. Até sexta passada, na periferia do extremo leste, para cada morador disposto a escolher Serra encontravam-se quase quatro inclinados a sufragar o nome de Haddad, mostrando para onde migrou o voto conservador de Russomanno. Já nas regiões oeste e sul 1, as mais ricas, o tucano tinha maioria.

Mas não apenas em São Paulo -que com 8,6 milhões de eleitores desequilibra o quadro nacional- o sufrágio está polarizado pela renda."
Artigo Completo, ::AQUI::


You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: