quarta-feira, 18 de maio de 2011

Governo anuncia pacote com redução de juros aos beneficiários do PRONAF

Folha.com: "Dilma anuncia pacote de benefícios aos agricultores familiares


BRENO COSTA
DE BRASÍLIA

A presidente Dilma Rousseff anunciou hoje um pacote de benefícios aos agricultores familiares, reunidos em Brasília para o Grito da Terra. Entre as principais medidas do governo está a redução dos juros para acesso a investimentos por meio do Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), que passarão a ser de, no máximo, 2% ao ano.

Também foi anunciada a liberação de R$ 16 bilhões para o Plano Safra 2011/2012 dos agricultores familiares.

O valor é o mesmo da safra passada, mas atende aos apelos da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), segundo o presidente da entidade, Alberto Broch.

Outra novidade comemorada pelos agricultores familiares é a promessa de Dilma de que, em até 30 dias, será criado o Suasa (Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária), que fixará regras nacionais para o comércio de produtos da agricultura familiar.

Hoje, cada município e Estado definem suas regras sanitárias, segundo a Contag, o que dificulta o comércio da produção fora dos municípios onde são produzidos.

A adesão ao Suasa, no entanto, será voluntária, segundo o ministro Afonso Florence (Desenvolvimento Agrário), que também participou da audiência com Dilma Rousseff na manhã desta quarta-feira (18), no Palácio do Planalto.

A presidente entregou à Contag um caderno com respostas aos 185 pontos de reivindicação do Grito da Terra. Alberto Broch afirmou que ainda analisará o documento, mas disse que, no geral, as medidas anunciadas pelo governo satisfazem os agricultores familiares.

Outro avanço na área comercial foi o anúncio do Programa de Garantia de Preços Mínimos, a ser criado especificamente para a agricultura familiar. Os recursos para isso, no entanto, ainda não foram divulgados.

Na área de habitação, a presidente determinou a criação de uma nova superintendência na Caixa Econômica Federal específica para tratar de moradia no campo, enquanto a área de habitação urbana passará a ser tratada separadamente.

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: