sexta-feira, 29 de abril de 2011

Governo lança Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego

Blog do Planalto:

O Pronatec foi uma promessa da presidenta Dilma Rousseff para a ampliação de vagas e expansão das redes estaduais de educação profissional. A ação será abrangida pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PNE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.

Financiamento - O Ministério da Educação, por meio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), vai prover uma linha de crédito para estudantes egressos do ensino médio e empresas que desejem complementar sua formação com cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio do Sistema S e de escolas privadas habilitadas. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento.

Os recursos do programa virão do orçamento do MEC, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto de lei será agora encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência.
Artigos relacionados

* Atletas do vôlei e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
* “Saiba que o governo está investindo na formação da nossa juventude”
* Mercado de trabalho, melhoria do ensino básico e saúde pública

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"
Postar um comentário