sexta-feira, 22 de abril de 2011

Até 2012, Brasil terá um PC para cada dois habitantes

BRASIL! BRASIL!:

"“Ainda no primeiro trimestre de 2012,o Brasil atingirá a marca de um computador para cada dois habitantes. A constatação é fruto da 22ª Pesquisa Anual do Uso de Informática, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgada nesta terça-feira, 19.

De acordo com Fernando Meirelles, professor da entidade e coordenador da pesquisa, a proporção já era esperada, mas não agora. Como o último Censo do IBGE reduziu o número de pessoas do país, a relação de um PC para duas pessoas foi adiantada.

Há atualmente 85 milhões de computadores pessoais em uso no Brasil, já que em 2010 um PC foi vendido a cada dois segundos, totalizando 14,6 milhões de máquinas comercializadas. O quadro, explica Meirelles, é fruto de três fatores: queda de preço, aumento de poder aquisitivo da população (da classe C, em especial) e algo chamado por ele de 'percepção de utilidade'.

'Dá para viver hoje sem um computador? Dá, mas a pessoa vai passar perrengue. Isso faz com que haja uma disposição para a pessoa ter um computador', justificou.

Hoje o Brasil possui 44 PCs para cada grupo de 100 habitantes, o que coloca o país acima dá média mundial, que é de 36/100. Mas ainda há perspectiva de crescimento para o mercado, pois nos Estados Unidos, por exemplo, há 106 computadores a cada 100 pessoas.'

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: