quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Via Email: Planeta Universitário: Descoberto novo biomarcador para a nefropatia diabética


Link to PlanetaUniversitário.com

5ª Jornada Paulista de Oftalmologia

Posted: 29 Jan 2014 12:47 AM PST

A Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Botucatu e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realizarão, entre os dias 10 e 12 de abril, a quinta edição da Jornada Paulista de Oftalmologia, que será realizada na cidade de Ribeirão Preto (SP). O evento contará com a participação de conferencistas do Brasil e do exterior e ocorrerá simultaneamente ao 2º Simpósio de Pós-Graduação em Oftalmologia. Assuntos como catarata, transplante de córnea e estrabismo estão programados para serem debatidos.

Inova Unicamp recebe inscrições para competição de TI

Posted: 29 Jan 2014 12:46 AM PST

Estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para a “Competição de TI e Inovação para o Reino Unido”, que selecionará sete empresas empreendedoras e inovadoras do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) interessadas em globalizar seus negócios. A Agência de Inovação Inova Unicamp recebe as inscrições das empresas sediadas no Estado de São Paulo. Podem participar desde startups incubadas até empresas mais amadurecidas, sem restrição mínima de faturamento nem de número de funcionários.

Descoberto novo biomarcador para a nefropatia diabética

Posted: 29 Jan 2014 12:44 AM PST

reniUma nova pesquisa revelou que a análise dos níveis de uma proteína conhecida como angiotensinogênio, produzida nos rins e detectada na urina, pode ser uma forma de diagnosticar mais precocemente a nefropatia diabética – uma das complicações mais graves do diabetes. Resultante de alterações nos vasos sanguíneos renais, a doença faz com que o órgão perca a capacidade de filtrar adequadamente o sangue e deixe escapar na urina proteínas importantes para o organismo. Caso não seja tratada, pode progredir até se converter em insuficiência renal crônica.

Newton International Fellowships seleciona bolsistas

Posted: 29 Jan 2014 12:39 AM PST

Fruto de uma parceria entre a British Academy e a Royal Society, o programa Newton International Fellowships seleciona, até 10 de março, candidatos não britânicos interessados em fazer pesquisa no Reino Unido. A iniciativa tem como objetivo atrair pesquisadores de excelência em nível de pós-doutorado, em início de carreira, nas áreas de humanas e de ciências sociais, físicas e da natureza. Com isso, o programa busca promover relações de longo prazo entre seus bolsistas e pesquisadores britânicos.

Ministério distribuirá 85 mil acervos para 60 mil escolas

Posted: 28 Jan 2014 12:47 PM PST

As bibliotecas das escolas públicas com turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental e as três séries do ensino médio serão enriquecidas com acervos do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE temático). A primeira edição do PNBE temático compreende um acervo de 45 obras que abordam nove temas – campo, direitos humanos, educação especial, indígena, juventude, quilombola, relações étnico-raciais, sustentabilidade socioambiental e educação de jovens e adultos.

Enade 2013 - Dispensa negada pode ser pedida novamente em alguns casos

Posted: 28 Jan 2014 12:46 PM PST

Os estudantes que deixaram de comparecer ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2013 e tiveram o pedido de dispensa indeferido pela instituição podem fazer nova solicitação diretamente ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir desta terça-feira, 28 de janeiro. A possibilidade abrange apenas aqueles que deixaram de prestar o exame por motivo de saúde, mobilidade acadêmica ou outro impedimento relevante de caráter pessoal. O pedido deve ser efetuado em sistema on-line, no portal do Inep, até 11 de fevereiro.

PUCRS - Classificados na 2ª chamada do Vestibular de Verão 2014

Posted: 28 Jan 2014 08:37 AM PST

A PUCRS divulgou na tarde desta terça-feira, 29 de janeiro, a relação dos candidatos classificados na 2ª chamada e a Lista de Espera da 2ª chamada do Vestibular de Verão 2014. A matrícula será nesta quarta-feira, 29 de janeiro, das 8h30min às 11h e das 13h às 17h, no 2º andar do prédio 50, no Campus. Na mesma data, os relacionados na lista de espera da 1ª chamada devem manifestar interesse pela vaga. Outras informações no Setor de Ingresso, pelo telefone (51) 3320-3557. Confira os classificados no site www.pucrs.br/vestibular.

Herbários da USP revelam riqueza da biodiversidade vegetal

Posted: 28 Jan 2014 05:03 AM PST

pianta-illustrazione“As plantas não nascem com um nome”, diz Renato de Mello-Silva, professor do Instituto de Biociências (IB) da USP. “São os especialistas que as nomeiam. As espécies são criadas por nós e elas só passam a existir quando estão em uma coleção”, completa. Responsável pela curadoria do Herbário SPF, localizado na Cidade Universitária em São Paulo, Mello-Silva é enfático ao destacar a importância dos herbários tanto para a área da botânica como para a pesquisa dentro da Universidade.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: