quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Via Email: Planeta Universitário: Divulgação científica no Brasil e na Alemanha


Link to PlanetaUniversitário.com

5ª Escola de Verão IPSA-USP

Posted: 23 Jan 2014 01:12 AM PST

Entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro ocorre em São Paulo a quinta edição da Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos e Métodos em Ciência Política e Relações Internacionais. Um dos propósitos do evento é treinar atuais e futuros acadêmicos nos métodos de ponta nas ciências sociais, incluindo a análise de dados qualitativos e quantitativos. Para isso, serão oferecidos cursos com profissionais da área com grande experiência nos métodos das ciências sociais.

Bridge Building Award, da American Ceramic Society, é conferido pela primeira vez a um pesquisador brasileiro

Posted: 23 Jan 2014 01:08 AM PST

José Arana VarelaJosé Arana Varela, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP, é o primeiro pesquisador brasileiro contemplado com o Bridge Building Award, conferido pela American Ceramic Society. O prêmio lhe será entregue durante a 38ª edição da International Conference and Exposition on Advanced Ceramics and Composites, entre 26 e 31 de janeiro, em Daytona Beach, Flórida, nos Estados Unidos.

Cientistas propõem usar capivaras como modelo natural para o estudo do AVC

Posted: 23 Jan 2014 12:58 AM PST

Além de ser o maior roedor do mundo, a capivara (Hydrochaeris hydrochaeris) possui outra característica anatômica bastante peculiar. Quando atinge a maturidade sexual, por volta de um ano de idade, uma das duas principais artérias que vascularizam seu cérebro se fecha. A outra, simultaneamente, dobra de tamanho e passa por um processo de remodelamento para suprir a demanda cerebral por oxigênio e nutrientes.

Divulgação científica no Brasil e na Alemanha

Posted: 23 Jan 2014 12:53 AM PST

A Sociedade Max Planck e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promovem, no dia 28 de janeiro, a mesa-redonda "Divulgação científica no Brasil e na Alemanha", em São Paulo. Voltado a profissionais da área de divulgação da ciência, a estudantes de pós-graduação na área de comunicação pública da ciência e a estudantes de graduação em geral, a mesa-redonda tem como objetivo ressaltar as características de divulgação científica no Brasil e na Alemanha, promovendo trocas de experiências e possíveis parcerias.

Cristalógrafos celebram ano da ciência que mais ganhou prêmios Nobel

Posted: 23 Jan 2014 12:51 AM PST

100 anos atrás, o alemão Max von Laue recebia o prêmio Nobel de Física pela descoberta da difração dos raios-X em cristais, fato que marcaria o nascimento da cristalografia moderna. Embora pouco conhecida pelo grande público, o estudo da estrutura dos materiais em nível atômico permeia nosso cotidiano de diversas formas, influenciando, por exemplo, o desenvolvimento de medicamentos, a criação de novos materiais e o avanço da nanotecnologia.

Inscrições para Olimpíada de Língua Portuguesa deste ano serão abertas em fevereiro

Posted: 22 Jan 2014 12:25 PM PST

O Ministério da Educação abre, em 24 de fevereiro, o período de inscrições da quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro – O lugar onde vivo. O prazo termina em 30 de maio. A inscrição começa com os professores de língua portuguesa que lecionam do quinto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio público. Mas é preciso que as secretarias estaduais e municipais de educação façam a adesão, para que os professores possam participar.
You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: