sábado, 12 de novembro de 2011

A UFPA abriu mais um processo seletivo especial para povos indígenas

Planeta Universitário:
Sáb, 12 de Novembro de 2011 07:33

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu mais um processo seletivo especial para povos indígenas. Esse é o terceiro ano do edital, que cria duas vagas em cada curso ofertado na Instituição para ser disputada somente entre candidatos que comprovarem pertencimento a alguma etnia. As inscrições online iniciam-se neste sábado, 12, e prosseguem até o próximo dia 6 de dezembro, por meio do site do Centro de Processos Seletivos. Segundo informa o coordenador pedagógico do Ceps, Arquimimo Almeida, o número de vagas criadas para a concorrência exclusiva dos indígenas em 2012 é de 352 vagas. Dessas vagas, 178 são para cursos na capital e 174 são para cursos ofertados no interior do Estado.

De acordo com Arquimimo Almeida, acontece que nem todos os cursos ofertados no processo seletivo especial para indígenas apresentam demanda. “Nesse caso, as vagas que não forem disputadas, automaticamente, deixam de existir”. No último processo, em 2011, apenas 30 cursos tiveram vagas demandadas pelos indígenas, dentre eles, os mais disputados foram Pedagogia, em Altamira, com 4 candidatos/vaga, e Medicina, em Belém, com 3,5 candidatos/vaga.

Datas importantes - O processo é constituído de duas etapas: uma prova escrita e uma entrevista. A prova escrita ocorre no dia 15 de janeiro, de 8h às 11h, e, será aplicada em Belém, além dos campi de Altamira e Marabá. A etapa de entrevistas individuais com os candidatos inicia-se no mesmo dia 15, à tarde, e continua até o dia 17 de janeiro. Nesta etapa, os candidatos terão analisados o histórico escolar do ensino médio e a documentação que comprovam o pertencimento a etnias indígenas. Tal documentação deve ser entregue, ou enviada via correios, ao Ceps, em Belém, ou às secretarias dos campi de Altamira e Marabá, entre os dias 5 e 7 de dezembro.

Para conferir o edital, clique aqui.

Para conferir as datas importantes e prazos do processo, clique aqui.

As inscrições estão disponíveis aqui (somente a partir do dia 8).


– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google

Nenhum comentário: