quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Fwd: Planeta Universitário (nesta mensagem: 26 notícias)




Planeta Universitário (nesta mensagem: 26 notícias)

Link to PlanetaUniversitário.com

Posted: 09 Nov 2011 03:48 AM PST
Entre os dias 11 de outubro e 11 de novembro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo 2012 da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo. Os interessados poderão se inscrever para a prova que será realizada no próximo dia 20 de novembro. O vestibular da Direito São Bernardo é anual e unificado com a PUC-SP. Para participar basta preencher a ficha de inscrição pela Internet, através do site www.vestibular.pucsp.br e efetuar o pagamento do boleto. O local de realização da prova será divulgado no site da PUC.


Posted: 09 Nov 2011 03:08 AM PST
furb logoO INEP divulgou, segunda-feira, exclusivamente às Instituições de Educação Superior (IES), via sistema e-MEC, os indicadores de qualidade dos cursos de graduação avaliados pelo Enade em 2010, considerando o Ciclo Avaliativo do SINAES/2008-2009-2010. Além do Conceito Enade, foram também disponibilizados o CPC (Conceito Preliminar de Curso) e o IGC (Índice Geral de Cursos) da Universidade.


Posted: 08 Nov 2011 11:22 PM PST
De 12 a 16 de novembro, a Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) realizará o 8º Congresso Brasileiro de Epidemiologia. O evento tem como objetivo principal o debate sobre a epidemiologia e seu papel na definição de políticas públicas, além de permitir aos participantes a atualização e revisão das contribuições da disciplina sobre os distintos temas em saúde que interessam à sociedade brasileira.


Posted: 08 Nov 2011 11:19 PM PST
friedrich-nietzscheO Grupo de Estudos Nietzsche (GEN) do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP) promoverá, nos dias 29 e 30 de novembro, a 31ª edição dos Encontros Nietzsche. Com o tema "Nietzsche e a modernidade", o encontro reunirá pesquisadores de diversas regiões do Brasil, bem como os estudiosos franceses Patrick Wotling, Céline Denat e Emmanuel Salanskis.


Posted: 08 Nov 2011 11:16 PM PST
nuvoleA FAPESP e a Microsoft Research lançam nova chamada de propostas de pesquisa no âmbito do Instituto Virtual de Pesquisas FAPESP-Microsoft Research, mantido pelas instituições. O objetivo da chamada é explorar a aplicação da ciência da computação aos desafios da pesquisa fundamental em áreas relacionadas às mudanças climáticas globais e várias outras disciplinas ligadas às ciências do meio ambiente.


Posted: 08 Nov 2011 11:15 PM PST
O Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Botucatu, está com inscrições abertas até 18 de novembro para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Biometria. O curso, de natureza interdisciplinar, está dividido em duas linhas de pesquisa: "Bioestatística" e "Modelagem matemática e simulação computacional de biossistemas".


Posted: 08 Nov 2011 11:12 PM PST
dentistaA Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (FOP-Unicamp) está com inscrições abertas até 5 de dezembro para o Curso de Especialização em Dentística. O curso é destinado a profissionais formados na área de odontologia e, ao todo, serão oferecidas 12 vagas. A especialização tem início previsto em março de 2012 e duração de 24 meses.


Posted: 08 Nov 2011 11:05 PM PST
A Educação Continuada da PUC Minas oferece opções em pós-graduação lato sensu presencial, por meio do IEC, com cursos ministrados ao longo do ano, e o PREPES, através das ofertas modulares, no período de férias com aulas em janeiro e julho. São mais de 300 especializações anual, em diversas áreas do conhecimento, levando capacitação e aprimoramento para profissionais em unidades de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Sete Lagoas, Arcos, Divinópolis e, mais recentemente, Juiz de Fora.


Posted: 08 Nov 2011 03:52 PM PST
ufpr logoMesmo quem se preparou bem para o vestibular acaba ficando ansioso na semana que antecede a prova. Segundo especialistas da Universidade Federal do Paraná, mudanças radicais de última hora são a pior escolha dos candidatos. "Não adianta estudar agora o que deveria ter sido estudado antes. O jovem pensa que dar um último gás pode resolver, mas o melhor é estar tranquilo, centrado e confiante", explica a professora do curso de Psicologia da UFPR, Luciana Valore.


Posted: 08 Nov 2011 12:51 PM PST
A Universidade Federal do Paraná divulgou nesta segunda-feira (07) os locais onde serão realizadas as provas da primeira fase do processo seletivo 2012, que ocorrem no próximo domingo (13). São 29 espaços na capital, espalhados por diversos bairros, além de dois em Palotina. O local com maior número de candidatos é a Pontifícia Universidade Católica (PUC), que irá receber 10.353 alunos. Dentro da UFPR, os campi Reitoria, Politécnico, Botânico e Agrárias, além do Setor de Saúde, no Alto da Glória, também receberão os vestibulandos.


Posted: 08 Nov 2011 12:43 PM PST
A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) abre seleção para o preenchimento de 70 vagas para o curso de medicina. Metade delas é reservada a candidatos que optarem por usar a nota do Enem 2011. As inscrições estão abertas até o dia 30 de novembro e custam R$ 200. As provas acontecem no dia 5 de janeiro. A seleção consiste em prova objetiva, redação e prova discursiva de biologia e química.


Posted: 08 Nov 2011 12:14 PM PST
FIAP-logoA FIAP, uma das melhores faculdades de tecnologia do país, lança dois novos cursos: MBA em Technology Ventures - Negócios e Empreendedorismo 2.0 e MBA em Arquitetura de Redes e Cloud Computing. Ambos com carga horária de 360 horas/aula e início previsto para abril de 2012. A chamada computação em nuvem é uma das soluções que mais cresce em TI.


Posted: 08 Nov 2011 12:11 PM PST
O Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Universidade Estadual da Paraíba (LABAP/UEPB) lançou através do portal http://revistatarairiu. blogspot.com a 3ª edição da Revista eletrônica Tarairiú, que traz em sete artigos inéditos, efetuados por pesquisadores de várias instituições brasileiras, o seu terceiro dossiê "Ação antrópica, preservação e ações mitigadoras de salvamento do patrimônio natural e cultural".


Posted: 08 Nov 2011 11:43 AM PST
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação promove na quinta-feira, 10, e na sexta, 11, em Brasília, o seminário Educação Profissional e Ensino Médio: os Desafios da Concomitância. Estarão reunidos cerca de 150 dirigentes da área de educação profissional para discutir propostas de acompanhamento pedagógico de cursos técnicos concomitantes ao ensino médio a serem oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).


Posted: 08 Nov 2011 11:29 AM PST
CNPq 60 anosA Fundação Araucária, com apoio do Centro Internacional de Inovação (C2i), prestará homenagem, nesta quarta-feira (9), às 12h, ao presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Glaucius Oliva, pelos 60 anos do conselho que foram completados neste ano. O evento será um almoço com reitores e pró-reitores das universidades estaduais, federais e particulares do Paraná. Também estará presente o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), Alípio Leal.


Posted: 08 Nov 2011 11:26 AM PST
O trabalho sério, com foco na qualidade dos cursos que oferece, tem garantido à Universidade de Cruz Alta importantes resultados nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). Na manhã de hoje, o MEC disponibilizou às Instituições o Conceito Preliminar de Curso (CPC) de oito graduações oferecidas pela Unicruz e, que foram avaliadas em 2010. Dos Cursos que foram avaliados, sete tiveram a nota preliminar três e, Farmácia, recebeu o conceito quatro (4), numa escala que vai até cinco (5).


Posted: 08 Nov 2011 09:56 AM PST
anhembi-logoNa próxima quinta-feira (10) a Universidade Anhembi Morumbi promove o painel "Empreendedorismo, Globalização e Sustentabilidade: uma mudança de mentalidade", com as empresas Itaú Unibanco, Telefônica, Vale, Instituto Endeavor e Arizona. O evento acontece no auditório do Câmpus Vila Olímpia, às 20 horas.


Posted: 08 Nov 2011 09:42 AM PST
unifoa-logoOs cursos da área de saúde do Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA, tiveram conceitos acima da média satisfatória considerada pelo Ministério da Educação no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, realizado em 2010. Entre eles, Odontologia obteve a nota 5, conceito muito superior e referência de qualidade estabelecido pelo MEC e Educação Física e Serviço Social, nota 4, conceito acima do referencial de qualidade considerado pelo ministério.


Posted: 08 Nov 2011 08:41 AM PST
uniarp-logo-2Dados do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) revelam a premente falta de engenheiros no Brasil. Segundo o cálculo do Conselho, o déficit no Brasil hoje, é de 20 mil engenheiros por ano, número que deve aumentar com a crescente demanda por esses profissionais nos projetos do PAC, do Programa Minha Casa, Minha Vida, na exploração de petróleo no pré-sal, nas Olimpíadas e na Copa do Mundo.


Posted: 08 Nov 2011 08:31 AM PST
A PUC Minas, por meio do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais, teve aprovada, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação, a oferta do primeiro doutorado da área em Minas Gerais. O processo seletivo ainda será definido pela Universidade. A área de concentração será Política Internacional: instituições, conflitos e desigualdades, com três linhas de pesquisa: Instituições, Conflitos e Negociações Internacionais; Desenvolvimento e Desigualdades; e Processos Decisórios em Política.


Posted: 08 Nov 2011 08:22 AM PST
O ministro da Educação, Fernando Haddad, pretende criar um grande centro acadêmico na área hoje ocupada pelo Complexo Psiquiátrico Franco da Rocha, no município paulista do mesmo nome. Para isso, fez um apelo nesta terça-feira, 8, aos prefeitos dos municípios da bacia do Rio Juqueri, na região metropolitana de São Paulo, e a deputados federais e estaduais paulistas.


Posted: 08 Nov 2011 08:18 AM PST
prouni-logoAs instituições de educação superior interessadas em participar do próximo processo seletivo do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao primeiro semestre de 2012, têm prazo até 2 de dezembro para emitir o termo de adesão. No caso das instituições que já participam do programa, deve ser emitido o termo aditivo, no mesmo prazo. Criado em 2005, o ProUni já concedeu 919 mil bolsas de estudos integrais e parciais.


Posted: 08 Nov 2011 05:35 AM PST
ufg logoA CAPES aprovou a proposta do Mestrado em Ciência Política da UFG, elaborada por docentes da Faculdade de Ciências Sociais (FCS), com a colaboração de outros colegas. A proposta foi aprovada com a nota 4. Além da aprovação em si, que deixará a FCS com três programas de pós-graduação (já existem os de Antropologia Social e Sociologia), o Mestrado em Ciência Política iniciará suas atividades com uma nota maior do que a concedida normalmente pela CAPES a novos programas, que é 3.


Posted: 08 Nov 2011 04:48 AM PST
economiaO 13º salário, que será pago nos dias 30 de novembro (1ª parcela) e 20 de dezembro (2ª parcela), deve ser utilizado para quitar as dívidas de 60% dos brasileiros, segundo pesquisa divulgada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). A pesquisa mostra que cerca de 70% dos consumidores têm dívidas contraídas no cheque especial e no cartão de crédito, elevação de 5,71% ante 2010.


Posted: 08 Nov 2011 04:46 AM PST
pucminas-logoO Departamento de Economia da PUC Minas, em parceria com o Conselho de Economia de Minas Gerais (Corecon-MG), o Sindicato dos Economistas de Minas Gerais (Sindecon) e a Associação de Economistas de Minas Gerais, realizará, nesta quarta-feira, 9 de novembro, palestra com o economista Carlos Lessa, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Posted: 08 Nov 2011 04:43 AM PST
Para a primeira fase do Vestibular Unicamp 2012, a orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas, já que o acesso aos locais de prova só será permitido até as 13 horas impreterivelmente. Sair de casa com antecedência é importante, tendo em vista que o candidato poderá encontrar trânsito e congestionamento em alguns locais. Nos Estados onde não há 'horário de verão', a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília. A Comvest orienta os candidatos a fazerem o percurso até o local de provas antes do dia do exame, para conhecerem o caminho.


You are subscribed to email updates from PlanetaUniversitário.com
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: