terça-feira, 16 de agosto de 2011

Brasil tem 25 empresas interessadas em produzir tablets

AdNews :
"O governo brasileiro já tem uma lista de 25 empresas interessadas na produção de tablets nacionais. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, declarou que nove delas já foram “aprovadas” pelo governo federal, depois de ser empossado como presidente do Conselho de Administração da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao ministério.

Entre as companhias de capital nacional e estrangeiro citadas pelo ministro estão a Foxconn, Motorola, Samsung, Semp Toshiba, Positivo, Itautec e LG. Para Mercadante, a desoneração de 31% de impostos federais, juntamente com a redução de impostos municipais e estaduais (como na Zona Franca de Manaus), farão com que os aparelhos brasileiros tenham preços mais competitivos para o consumidor. Logo, os consumidores vão ser beneficiados e conteúdos locais e de inovação serão criados.

A estimativa é que o produto esteja disponível mo próximo natal. “Vai ser abundante [a oferta] e eu acho que nós vamos ter, no Natal, muitas opções de qualidade, de preço, de formato. A concorrência é o melhor caminho para o consumidor usufruir [de um produto]”, diz.

O tablet produzido no país será 25% nacional no primeiro ano e, nos próximos três anos, 80%. “Se nós levarmos esse modelo para celulares e para televisores e exigirmos mais conteúdo e memória, nós trazemos semicondutores [para serem produzidos no Brasil] nessa área”, afirma.

Também há estímulo à capacitação e formação na área de recursos humanos. Além disso, novas medidas de fomento à indústria de semicondutores estão sendo negociadas.

Mercadante ainda crê que o Brasil vai entrar na lista dos 20 países produtores de semicondutores.“Queremos usar o poder de compra do Estado também como instrumento de gerar escala para atrair empresas que produzam componentes no Brasil”, declara.

Com informações da Agência Brasil

Redação Adnews


– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: