terça-feira, 14 de junho de 2011

Pesquisa indica setores que puxarão emprego no próximo trimestre

BBC Brasil:
"Os setores de finanças, seguro e imobiliário, construção, serviços e transportes devem ser as estrelas do emprego no Brasil nos próximos três meses, segundo pesquisa de uma consultoria de recursos humanos divulgada nesta terça-feira.

De acordo com o Panorama Global do Emprego da Manpower, que realizou uma comparação internacional entre 39 países e territórios, mais de quatro em cada dez empregadores brasileiros (41%) preveem um aumento no seu quadro de funcionários entre julho e setembro.

Outros 4% prevêem redução em seus quadros, o que resulta em um saldo líquido de 37% das intenções de contratação.

É a maior intenção de criação de empregos nas Américas e o terceira no mundo. Apenas na Índia e em Taiwan, onde o saldo de intenções de contratar é de 47% e 39%, respectivamente, os empregadores mostraram mais desejo de contratar.

Na Índia, segundo a pesquisa indicou, o emprego nos próximos três meses será puxado pelos setores de serviços, comércio – tanto de atacado quanto de varejo –, financeiro, construção e mineração.

Já em Taiwan os setores que mais apresentam demanda por mão de obra são o manufatureiro, finanças, seguros e imobiliário.

No Brasil, os maiores saldos de intenção de contratações foram registrados no setor de finanças, seguro e imobiliário (58%), construção (47%), serviços (45%) e transportes e serviços públicos (43%).

'A crescente escassez de competências irá afetar praticamente todos os setores e todas as economias”, disse o presidente do grupo Manpower, Jeffrey Joerres.

“Empresas, educadores e governos devem colaborar para encontrar formas inovadoras de alinhar aprendizagem e desenvolvimento humano às necessidades de negócio.”

Finanças lideram intenções de contratação nos próximos três meses

Ampliar imagem

Carência de mão de obra

No mês passado, outra pesquisa da Manpower mostrou que 57% dos empregadores brasileiros estão com dificuldades para preencher postos de trabalho, sobretudo em áreas de empregos técnicos, engenharia e em funções como motorista, operário e operador de produção.

É um dos maiores percentuais de carência de mão de obra do mundo, atrás apenas dos níveis do Japão, onde as próprias dificuldades demográficas colocam pressão sobre a economia, e a Índia.

“Os empregadores brasileiros estão vivenciando um ambiente de negócio próspero, e o principal desafio no próximo trimestre é encontrar as pessoas certas com as habilidades certas”, disse o chefe da Manpower para o Brasil, Riccardo Barberis.

Por outro lado, nas áreas de agricultura, pesca e mineração (31%), administração pública e educação (28%), comércio varejista e atacadista (28%) e indústria (23%), o otimismo em relação às contratações é menor que na média geral da economia brasileira.

Entre os países desenvolvidos, o otimismo em relação às contratações para o próximo trimestre foi maior no Canadá (saldo de 22%), na Alemanha (saldo de 14%), e na Suécia e nos EUA (saldo de 12%).

Foram ouvidos 63 mil empregadores em 39 países e territórios. No Brasil, a pesquisa ouviu 850 empresas.


– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: