segunda-feira, 23 de junho de 2014

Via Email: BRASIL! BRASIL!: Imprensa inglesa estranha "elite branca" nos estádios

BRASIL! BRASIL!



Barbosa quer saída teatral do STF no seu último ato

Posted: 23 Jun 2014 04:22 AM PDT


"Mesmo sabendo que será derrotado na votação dos recursos dos réus da Ação Penal 470, o presidente demissionário do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, decidiu pautá-los para quarta (25); objetivo é ter a oportunidade de fazer um derradeiro discurso de justiceiro antes de deixar a Suprema Corte; nos meios jurídicos, sua saída é vista com alívio em razão dos abusos em série que cometeu

Brasil 247

Prestes a encerrar sua polêmica passagem pela presidência do Supremo Tribunal Federal - e de resto, pela própria Corte -, o ministro Joaquim Barbosa não abre mão de protagonizar mais uma cena contra os condenados na Ação Penal 470. Após deixar a relatória dos pedidos de trabalho externo de José Dirceu e Delúbio Soares e do pedido de retorno à prisão domiciliar de José Genoino, Barbosa concordou em colocar os processos em pauta nesta quarta-feira (25).

Mesmo sabendo que o pleno deve derrubar as decisões dele, que motivaram esses recursos, o presidente demissionário do STF quer marcar posição e novamente criticar alguns colegas ministros e a reavivar suas opiniões contra os condenados na AP 470.
Mais informações »

Imprensa inglesa estranha “elite branca” nos estádios

Posted: 22 Jun 2014 03:44 PM PDT


Miguel do Rosário, Tijolaço 

"O jornal The Guardian fez uma crítica interessante à Copa que até agora não mereceu nenhum comentário de nossa imprensa. Matéria assinada por David Goldblatt fala que, enquanto os gramados (em inglês, pitch) mostram a miscigenação intensa dos países latino-americanos, cujas seleções tem se destacado no torneio, as arquibancadas (stands, em inglês) contam uma “história diferente”.

Chamou a atenção do repórter (eu também já havia reparado nisso, mas na torcida brasileira), a hegemonia absoluta de cidadãos de ascendência europeia nas torcidas das nações latinas.

É evidente que o fato reflete as desigualdades históricas no continente, uma realidade que explica a emergência de governos populares, progressistas, com políticas públicas visando mudar esse quadro.

A matéria faz informações e análises bem mais completas do que o resumo deste post. O problema não acontece apenas nas torcidas latino-americanas, mas de quase todos os países.

Houve incidentes de racismo entre argentinos e mexicanos e observou-se a presença de faixas com inscrições de extrema-direita ou mesmo fascistas, entre torcedores da Croácia e da Rússia.

Ao final, o jornalista alerta que o mundo deveria se preocupar, na organização de um evento que deveria celebrar a diversidade, a paz e o pluralismo, em aumentar a diversidade social e étnica das torcidas."

Os passos da campanha eleitoral

Posted: 22 Jun 2014 03:34 PM PDT

, GGN

'O quadro atual do jogo político se dá em cima dos seguintes fatores:
Os grupos de mídia – que hoje em dia se constituem no mais influente partido de oposição - continuam apostando fortemente na guerra. 

Nenhum dos três candidatos – Dilma, Aécio e Campos – logrou apresentar um conjunto de ideias capazes de configurar um programa que atenda às expectativas de mudança do eleitorado.

Sem plataformas, a eleição se fará em torno da chamada propaganda negativa. E o tom será dado pelos grupos de mídia.

De ambos os lados, será a campanha do “não”.

***

O clima irá se acirrar à medida em que a a candidatura Dilma Rousseff mostre fragilidade. E Dilma equilibra-se entre dois fatores, um positivo, outro negativo.

O positivo é a chamada reprecificação.
Mais informações »

sobre Copa: "está dando certo"

Posted: 22 Jun 2014 03:19 PM PDT


"Depois de fazer, no início do mês, um discurso duro contra a Copa, sugerindo que tudo daria errado e após criticar a abertura do Mundial, o apresentador do principal programa de auditório do país, na Globo, Fausto Silva, mudou o tom das suas declarações neste domingo (22); "Surpreendentemente, a Copa está dando muito certo. E o que está dando problema é tudo culpa da Fifa. E eles não assumem e colocam a culpa no governo brasileiro. Veja agora o problema da alimentação em Recife, isso é problema da Fifa", disse

Brasil 247

Depois de fazer, no início do mês, um discurso duro contra a Copa, sugerindo que tudo daria errado, que os estádios teriam problemas e que os aeroportos não estariam aptos para receber os turistas e após criticar a abertura do Mundial, o apresentador Fausto Silva, do principal programa de auditório do país, na Globo, mudou o tom das suas declarações neste domingo (22).

Foi durante uma entrevista com o ex-jogador de basquete, Oscar Schmidt. Ele até chegou a defender o governo federal das acusações da Fifa, de pequenos problemas.

Segundo Faustão, "surpreendentemente", a Copa está dando muito certo. "E o que está dando problema é tudo culpa da Fifa. E eles não assumem e colocam a culpa no governo brasileiro. Veja agora o problema da alimentação em Recife, isso é problema da Fifa. a Fifa que assuma as suas responsabilidades. E o governo as dele. Cada um do seu lado", disse."

“Sucesso incrível” da Copa (by The New York Times) melhora aprovação de Dilma

Posted: 22 Jun 2014 03:09 PM PDT

Eduardo Guimarães, Blog da Cidadania

"No primeiro caderno da última edição dominical da Folha de São Paulo (22/6), uma matéria surpreendente: “Prenúncio de que a Copa seria o fim do mundo não aguentou 3 dias”. Assinada pelo colunista Nelson de Sá, a matéria surpreende qualquer um que lê a imprensa brasileira por ter “empurrado” para a imprensa estrangeira um pecado da imprensa brasileira. O colunista atribui à imprensa estrangeira as previsões negativas sobre a Copa no Brasil.

O caradurismo não é só desse jornalista, mas do próprio jornal – um mea-culpa sobre a cobertura da organização da Copa de 2014 seria imperativo diante daquela que, de fato, está sendo a “Copa das Copas”. E não só pela boa organização do evento, mas pelo que se vê em campo.

A infraestrutura tem funcionado tão bem quanto a que seria esperável em qualquer país do dito “Primeiro Mundo”, os jogos são emocionantes, o nível técnico tem sido altíssimo, o futebol latino-americano vai se impondo sobre o do resto do mundo, levando incontáveis nações das Américas a um verdadeiro orgasmo desportivo.

Eis o que ninguém previu. Ou melhor, eis o que aqueles que previram não puderam dizer devido a uma literal censura da grande imprensa a qualquer ponderação sobre os exageros que estavam sendo cometidos pela imprensa e por partidos de oposição de direita e de esquerda, os quais enganaram os brasileiros com afirmações falsas sobre o financiamento da Copa e sobre problemas corriqueiros em qualquer grande evento."
Matéria Completa, ::AQUI::

Charge do Bessinha

Posted: 22 Jun 2014 06:44 AM PDT


Dilma segue roteiro das ruas e promete novas transformações

Posted: 22 Jun 2014 06:41 AM PDT

Correio do Brasil 

"A presidenta Dilma Rousseff procurou mostrar harmonia com o desejo de mudança da ampla maioria apontado pelas pesquisas eleitorais e prometeu um plano de transformação do país ao ter sua candidatura à reeleição formalizada pelo PT neste sábado.

– É hora de seguir em frente, companheiras, é hora de fazer mais mudanças, companheiros, é hora de construir mais futuro, queridos militantes e queridas militantes, é hora de ampliarmos a extraordinária transformação pacífica… que estamos fazendo há mais de uma década – disse Dilma.

Listando realizações de seu governo e de seu antecessor e padrinho político, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma disse que a campanha, que começa oficialmente em julho, será uma “oportunidade rara na história”, para defender os resultados obtidos e anunciar “um novo ciclo de desenvolvimento”.

A presidenta disse que durante a campanha será possivel “debater e aprofundar” o que chamou de plano nacional de transformação.
Mais informações »

Os principais micos da Copa 2014

Posted: 22 Jun 2014 06:14 AM PDT


Pragmatismo Político 

"A Copa do Mundo do Brasil ainda não passou da primeira fase, mas já são fartas as gafes, foras e barrigadas do mundial, especialmente fora do campo.
E, curiosamente, elas nada têm a ver com as previsões das “cartomantes do apocalipse” que alardeavam que o país não seria capaz de organizar o evento e receber bem os turistas estrangeiros. Muito pelo contrário.
Os estádios ficaram prontos, os aeroportos estão funcionando, os gringos estão encantados com a receptividade brasileira e a imprensa estrangeira já fala em “Copa das Copas”.

Confira, então, os principais micos do mundial… pelo menos até agora!

1 – O fracasso do #NãoVaiTerCopa

Mesmo com o apoio da direita conservadora, da esquerda radicalizada, da mídia monopolista e dos black blocs, o movimento #NãoVaiTerCopa se revelou uma grande falácia. As categorias de trabalhadores que aproveitam a visibilidade do evento para reivindicar suas pautas históricas de forma pacífica preferiram apostar na hashtag #NaCopaTemLuta, bem menos antipática e alarmista. E os que continuaram a torcer contra o evento e o país, por motivações eleitoreiras ou ideológicas, amargam o fracasso: políticos perdem credibilidade, veículos de imprensa, audiência e o empresariado, dinheiro!
Mais informações »

Mídia desembarca da teoria do caos na Copa

Posted: 22 Jun 2014 05:47 AM PDT


"Neste fim de semana, Estado de S. Paulo, Folha e até Veja reconhecem o erro dos que previram caos durante o Mundial de 2014; na Folha, "prenúncio de que Copa seria o 'fim do mundo' não aguentou 3 dias"; no Estado, "apesar de problemas, Copa vence o caos"; em Veja, a mesma que previa que os estádios ficariam prontos apenas em 2038, "Só alegria até agora"; será que você foi enganado pelos arautos do "Imagina na Copa"?

Brasil 247

A mídia familiar brasileira reconhece: seus leitores foram enganados nos meses que antecederam a Copa do Mundo de 2014. Sabe aquele bordão, o Imagina na Copa? Ou a teoria de que os estádios não ficariam prontos e haveria caos nos aeroportos? Era apenas terrorismo midiático, com óbvias intenções políticas.
 
Não é exatamente isso o que dizem os jornais deste domingo, mas, assim, poderia ser escrita a história de como grandes conglomerados de mídia desembarcaram da teoria do caos na Copa.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida 




Nenhum comentário: