terça-feira, 5 de março de 2013

Via Email: BRASIL! BRASIL!: O jogo real da sucessão


BRASIL! BRASIL!


O jogo real da sucessão

Posted: 04 Mar 2013 05:03 PM PST

'Os brasileiros devem ficar sinceramente comovidos com os sucessivos esforços de muitos observadores para criar uma oposição viável na eleição presidencial de 2014.

Paulo Moreira Leite, Época / Blog

Isso inclui transformar em manchete uma frase espirituosa de Fernando Henrique Cardoso sobre Lula – aquela em que o chamou de presidente adjunto. Também inclui dar um tratamento nobre a uma frase baixa, aquela em que dizia que Dilma cuspia no prato em que comeu. O mesmo vale para o destaque que se dá à frase de Aécio Neves em que pede para Dilma descer do palanque, lugar comum que só a amizade dos meios de comunicação permite que seja impressa.

Esses esforços são comoventes porque representam uma tentativa de salvar a candidatura de Aécio Neves e aquilo que ela tenta representar  – a continuidade do projeto político que Fernando Henrique representou e tem sido sucessivamente esvaziado a partir da derrota José Serra para Lula em 2002.  Após três derrotas consecutivas, o PSDB se encontra sob ameaça real  de virar uma legenda secundária, incapaz de falar às grandes massas do eleitorado e se apresentar como alternativa real de poder. E é por isso que Aécio começa a ser atacado por dentro da própria oposição. Não se quer correr o risco de uma quarta derrota para uma coalizão que, de forma lenta, moderada, incompleta, com várias distorções conhecidas e admitidas, tem aberto pequenas mas importantes brechas num sistema de dominação histórico, que raras vezes foi contestado desde a chegada das  caravelas de Pedro Álvares Cabral, vamos dizer assim.
Mais informações »

Charge do Bessinha

Posted: 04 Mar 2013 04:35 PM PST


Economia dá os primeiros sinais de recuperação

Posted: 04 Mar 2013 04:21 PM PST


Ricardo Kotscho, Balaio do Kotscho

"Mal deu tempo para a oposição tripudiar sobre o "pibinho" de 0,9% anunciado na semana passada, e a economia brasileira já começa a dar os primeiros sinais de recuperação neste início de ano.

Os últimos números são animadores. Por exemplo: depois de quatro trimestres seguidos de queda, os investimentos registraram um crescimento de 0,5% nos últimos três meses de 2012, o que o governo atribui aos cortes nas taxas de juros.

Outros indicadores importantes: com os cortes nas tarifas, o consumo de energia cresceu 4% em janeiro e, o de papel ondulado, 10%. A venda de caminhões e máquinas disparou no momento em que o País começa a colher a maior safra de grãos da sua história.
Mais informações »

Estrangeiros não entendem malhos da mídia em Dilma

Posted: 04 Mar 2013 03:24 PM PST



"Reportagem do jornal Los Angeles Times menciona boa aprovação da presidente por parte da população, mas não pela imprensa; "Nenhum grande veículo a apoia, sendo que alguns jornais e revistas são particularmente duros em suas críticas", diz o texto; enquanto isso, a presidente aprendeu a lidar com os ataques, segundo a matéria, reafirmando periodicamente sua crença na liberdade de expressão


Reportagem do jornal americano Los Angeles Times publicada neste domingo 3 destaca que, mesmo com uma popularidade de 78%, a presidente Dilma Rousseff não tem o apoio da imprensa no Brasil. Intitulada "Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, é popular, mas não na mídia", a matéria afirma: "Nenhum grande veículo a apoia, sendo que alguns jornais e revistas são particularmente duros em suas críticas".

O texto começa fazendo um resgate histórico, citando que houve comemoração por parte da maioria da mídia, controlada por poucas famílias, quando o presidente esquerdista João Goulart foi deposto pelo governo militar, em 1964. Nos anos de ditadura que se seguiram, porém, o regime militar censurou a imprensa. Agora, que o País é governado desde 2003 pelo PT, que deixou a mídia em paz, os veículos, das mesmas famílias, são críticos a ele.

Isso ocorre, lembra a reportagem, mesmo diante de um governo cuja aprovação da população chega a 78%. "É uma situação única", diz Laurindo Leal Filho, especialista em mídia na Universidade de São Paulo. Segundo ele, a imprensa "ainda reflete os valores da velha elite", ao contrário de uma parcela da população, que aprendeu a conviver, segundo ele, com a outra parcela menos favorecida, que antes era excluída, mas agora ascendeu socialmente.

Enquanto isso, continua o texto, a presidente, que foi torturada na ditadura por suas atividades de esquerda, assumiu no tranco a crítica dos meios de comunicação, reafirmando periodicamente sua crença na liberdade de expressão."

O Facebook tem algum problema com as mulheres?

Posted: 04 Mar 2013 06:57 AM PST


Facebook fracassa em retirar imagens que incitem a violência.

"Facebook garante que não dá espaço para discurso odioso ou para conteúdos que sejam ameaçadores ou incitem à violência. Então por que imagens que parecem glorificar o estupro e a violência doméstica continuam aparecendo?

Laura Bates, The Guardian / Pragmatismo Político

Será que o Facebook tem algum problema com as mulheres? A pergunta é feita desde 2011, quando Eve Ensler e a revista "Ms" chamaram a atenção para o fracasso dessa rede social em retirar imagens misóginas que pareciam glorificar o estupro e a violência doméstica.

Aí a questão foi retomada semanas atrás, quando usuários usaram o Twitter para manifestar sua raiva contra a recusa do Facebook em remover imagens que tentavam fazer piada com o estupro. Duas em particular circularam amplamente. Uma mostrava uma mulher amarrada e amordaçada em um sofá, com uma legenda que dizia: "Não é estupro. Se ela realmente não quisesse, teria dito alguma coisa". A segunda mostrava uma camisinha, sob as palavras "Plano A"; uma pílula anticoncepcional de emergência, o "Plano B", e aí vinha o "Plano C", um homem empurrando escada abaixo uma mulher de rosto ensanguentado.
Mais informações »

Eduardo Campos mira lugar de Dilma e desperta incendiários e bombeiros

Posted: 04 Mar 2013 06:31 AM PST


Ciro Gomes e Eduardo Campos:
Nordeste em chamas

Vitor Hugo Soares, Terra Magazine / Blog do Vitor Hugo Soares

"Pelos alaridos que se espalham no País, principalmente na região Nordeste, é fácil  perceber o que alguns metidos a mais sabidos que os outros tentam inutilmente ainda ocultar debaixo de sete capas rasgadas , como segredos de Polichinelo.

Respira-se entre a Bahia, Ceará e Pernambuco um clima de conflagração não declarada e mal camuflada, nestes últimos dias de nervosa agitação política de fim de fevereiro e começo de março.

Fruto não da secura do tempo, que incomoda e faz mal até a quem vive nos belos balneários nordestinos à beira mar nestes inclementes e prolongados períodos de seca braba, como há muito não se vê por esta bandas.
Mais informações »
You are subscribed to email updates from Brasil! Brasil!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Postar um comentário