quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Fwd: BRASIL! BRASIL!


BRASIL! BRASIL!


Posted: 03 Jan 2012 03:56 PM PST



Posted: 03 Jan 2012 03:50 PM PST

"No primeiro dia útil de 2012 a Rede Globo e a mídia brasileira noticiaram – de forma hipócrita – que o Irã, mais uma vez, desafiava o mundo ao fazer testes com mísseis de médio e longo alcance no Estreito de Ormuz, por onde passa a maior parte do petróleo consumido no ocidente, fornecido por monarquias árabes corruptas e subservientes ao imperialismo e ao sionismo.

Vermelho / Jornal Água Verde

O "jornalismo" da Globo tenta induzir a opinião pública mundial a apoiar qualquer tipo de ação criminosa por parte dos EUA ou da Otan contra o Irã, para favorecer a política belicista e imperialista dos EUA e racista de Israel.

A imprensa brasileira, na sua maioria, contrata agências de notícias norte-americanas para divulgar informações de países estrangeiros. Ora, as agências de notícias norte-americanas são financiadas pelo governo norte-americano justamente para mentir e enganar a opinião pública mundial. Portanto, a imprensa brasileira compra mentiras e divulga mentiras sendo, portanto, cúmplice de crimes de guerra e de crimes contra a humanidade.

Os proprietários dos grandes meios de comunicação do Brasil deveriam ser levados às cortes internacionais por associação a crimes de lesa humanidade, por justificar - por exemplo - a guerra ao Iraque, Afeganistão, Líbia, e agora por apoiar guerras na Síria e Irã."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 03:45 PM PST

"Segundo pesquisa, quase 70% dos entrevistados ainda faz cálculos com o antigo marco

Opera Mundi / EFE

A percepção de 36% da população alemã é de que o euro fracassou como moeda comum no Velho Continente, aponta uma pesquisa dos institutos Faktenkontor e Toluna, publicado nesta segunda-feira (02/01).

Apesar da avaliação negativa, 56% dos entrevistados confiam no futuro do euro e 19% esperam inclusive que, em um futuro próximo, outros países da União Europeia adotem a moeda única.

O estudo foi contratado em razão do décimo aniversário da entrada em circulação da moeda comum.

A crise da dívida é o motivo principal do aumento do ceticismo frente ao euro na Alemanha.

Conforme o trabalho feito pelo Faktenkontor e Toluna, 32% dos entrevistados acreditam que vários países serão obrigados a deixar a moeda única, papel que deve perder força no longo prazo, na percepção dos entrevistados.

A pesquisa revelou ainda que, apesar dos dez anos de existência, 68% dos alemães calculam parte de suas despesas com a sua antiga moeda, o marco."


Posted: 03 Jan 2012 03:33 PM PST

"Documentos do líder comunista incluem uma lista com nomes de 233 supostos torturadores

Wilson Tosta, Estado de S.Paulo

Um documento clandestino de fevereiro de 1976 acusando 233 integrantes do regime militar de serem torturadores integra o acervo do líder comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990), doado nesta terça-feira, 3, por sua família ao Arquivo Nacional. Entregue a Prestes, então exilado em Moscou, na segunda metade dos anos 70, por emissários do Partido Comunista Brasileiro (PCB), o "Relatório da IV Reunião Anual" do organismo revela algumas surpresas. Uma delas é que as denúncias de tortura foram repassadas por militares dissidentes, que continuavam nas Forças Armadas, mas discordavam da ditadura de 1964. As 32 páginas datilografadas são apenas parte da documentação que era mantida por Prestes, catalogada pela família em sete pastas e cujo conteúdo será digitalizado e colocado na internet, à disposição de pesquisadores.

"Eu já vinha acumulando este acervo, havia alguns anos. Depois da morte do Prestes, doei a maioria dos documentos para a Unicamp. E tem também um museu em Tocantins , aonde eu mesmo levei a escultura e montamos um museu. Fiquei três meses lá, pesquisando as cidades onde a Coluna (Prestes, movimento revolucionário da segunda metade dos anos 20) passou e ainda recolhendo muitos materiais de 1924, manifestos, jornalzinho, panfletos de quando a coluna passou. Isso está tudo lá no museu", relatou Maria do Carmo Ribeiro, viúva do líder comunista. A lista com os supostos torturadores foi divulgada na segunda metade dos anos 70, pela imprensa alternativa, de oposição."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 03:22 PM PST


'A presidenta Dilma Rousseff informou em sua coluna Conversa com a Presidenta, publicada nesta terça-feira 3, que o governo federal vai investir 46 bilhões de reais em 4,6 mil quilômetros de ferrovias até 2014. A ação ocorre por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

Dilma destaca a construção das ferrovias Norte-Sul, Transnordestina e Oeste-Leste e aponta que o setor voltou a "integrar a pauta de investimentos da União" nos últimos anos, após deixar de receber aportes públicos com as privatizações nos anos 90.

De acordo com a mandatária, o governo federal voltou a investir em transporte público nas cidades, em parceria com estados e municípios. A coluna indica que 18 bilhões de reais foram destinados a projetos no setor, incluindo metrôs, nas 24 maiores cidades do País.

Dilma também disse querer, por meio do Plano Estratégico de Educação, implementar o programa Brasil Alfabetizado nas prisões nacionais. Uma iniciativa que beneficiaria os mais de 26 mil detentos que se declaram analfabetos."



Posted: 03 Jan 2012 03:17 PM PST

"Ex-presidente fará primeira sessão de radioterapia nesta quarta


O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva começa nesta quarta-feira (4) a fazer sessões de radioterapia no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. As sessões fazem parte do tratamento contra um câncer de laringe descoberto no último mês de outubro.

Lula já passou por sessões de quimioterapia que, segundo a equipe médica do Sírio-Libanês, reduziram o tumor em 75%.

Segundo a assessoria de imprensa de Lula, o ex-presidente deve chegar pela manhã no hospital, onde permanecerá por cerca de duas horas e, depois, voltará para casa. Essa fase do tratamento deve durar de seis a sete semanas."




Posted: 03 Jan 2012 03:03 PM PST


"A Privataria Tucana é o livro mais pirateado da história", diz ao 247 Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, que publicou a obra; associação de direitos autorais elimina links para PDF; mesmo assim, livro ganha as redes e gera até especulações políticas sobre estímulo à pirataria

Diego Iraheta, Brasil 247

Prestes a completar 120 mil exemplares distribuídos, o polêmico A Privataria Tucana acumula títulos. Foi o livro mais escondido dos últimos tempos (pela imprensa), uma das maiores tiragens de uma obra brasileira em menos de um mês e um dos mais vendidos de dezembro – só está atrás da biografia de Steve Jobs e de As esganadas, do Jô Soares, de acordo com o Publish News. Agora, a bomba contra tucanos e contra petistas também está despontando em outra categoria. "A privataria é o livro mais pirateado da história no Brasil", assinala o dono da Geração Editorial, Luiz Fernando Emediato, responsável pela publicação.

É fato. Diversos sites na rede compartilham o link para o arquivo do livro em PDF. A Geração Editorial já comunicou a pirataria em diversos momentos para a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (ABDR). A entidade está incumbida de eliminar os links ilegais, que infringem direitos autorais.

Mas os subterrâneos da privatizações na Era FHC parecem driblar a fiscalização da ABDR e continuam proliferando pela internet. "Não tem outro livro com tanta cópia pirata por aí; está me parecendo o fenômeno do DVD do Tropa de Elite 1", compara Emediato. Essa difusão de PDFs com conteúdo do jornalista Amaury Ribeiro Jr. está gerando especulação política. "Tem até uma acusação dos tucanos de que estamos a serviço do Palácio do Planalto estimulando a pirataria. Veja se o palácio vai perder tempo com isso", conta o editor, aos risos."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 02:33 PM PST

"Em 1984, o cineasta James Cameron imaginou um mundo no qual computadores adquiriam inteligência artifical, passando a destruir sistematicamente a humanidade.

Genevieve Bell, BBC Brasil

O sistema Skynet, de O Exterminador do Futuro, iria destruir o mundo em 2011.

Sobrevivemos sem nenhum cataclisma em 2011 e o mais próximo que chegamos dos computadores com inteligência artificial foi com o Siri, da Apple.

O Siri não se promove como sendo inteligente, embora prometa ouvir e aprender e, tomara, resolva não nos destruir.

Parece que em 2012 um computador irá passar pelo Teste de Turing, o exame que detecta sistemas inteligentes, deixando-nos mais próximos da inteligência artificial plena.

Ironicamente, a maioria das pessoas não irá se importar com isso.

Cuidado

Impressiona a forma como o debate em torno dos objetivos do 'computador-humano' se descolou do Teste de Turing e da noção de que uma máquina pareça humana ao estimular o pensamento e a interpretação.

Por ora, queremos mais. Queremos máquinas que cuidem das pessoas e não apenas que pensem como nós. Máquinas que cuidem de nossos interesses.

Há sinais de que tais máquinas já estão no horizonte, o que é bom.
Os equipamentos digitais que nos rodeiam ainda são muito inseguros e requerem garantias constantes.

Os atuais sistemas ainda dependem de muita coisa: energia, conectividade, senhas, conteúdos, etc."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 06:37 AM PST



Posted: 03 Jan 2012 06:32 AM PST
Roberto Amaral, CartaCapital

"Várias décadas de distanciamento histórico foram necessárias para que, com extremada relutância, nossas elites atrasadas (ressalto a  autocrítica de Afonso Arinos na Constituinte de 1988, já no ocaso de uma bela vida), pudessem conhecer a justa medida da importância da chamada 'era Vargas' na construção do Brasil moderno e das bases de um Estado que, hoje,  caminha para a conquista de sua soberania e do respeito internacional.

Este texto vale como ressalva às minhas limitações na avaliação do governo de centro-esquerda inaugurado em 2003, e com o qual tenho a honra de colaborar. Destaco uma só de suas inumeráveis virtudes, o projeto de uma nação desenvolvida, apoiado em  crescimento sustentável e inclusivo, sustentável porque inclusivo, pois a inclusão é  o cerne moral de nosso humanismo: a dignidade do indivíduo e a cidadania, a liberdade na igualdade de direitos e oportunidades. Ela é um fim em si mesmo, de cuja efetivação decorre tudo o mais. Deste ponto de vista o crescimento nacional é apenas desdobramento, relevante, mas apenas isso,  uma consequência, um instrumento da realização humanística.

Este avanço, nos planos político e objetivo,  é fundamental, mas não encerra a história toda, pois o ciclo de governos de centro-esquerda deve ao país a reforma do Estado. Se realizá-la é propósito sem viabilidade, pelo menos chamar a sociedade para discuti-la é possível, e para isso ainda há tempo, pois não se pode ignorar os obstáculos que o mundo real muitas vezes  apresenta para contestar a vontade. Não por outra razão administrar é a arte de eleger prioridades, ou adversários a serem enfrentados. Os adversários que podem ser enfrentados. A guerra, como a política, uma de suas variantes,  depende muito pouco do voluntarismo do comandante, e muito mais da correlação de forças entre as tropas que comanda e as que enfrentará.

Certamente por isso e tão-só por tal razão nosso governo não intentou, até aqui, a reforma do Estado. (Poderia haver escrito 'reforma política', mas a expressão foi desmoralizada ao ser confundida pelo Congresso e pela imprensa ligeira com 'reforma eleitoral'.)"
Artigo Completo, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 06:25 AM PST

Stênio Ribeiro, Agência Brasil

"O Banco Central (BC) divulgou hoje (2) que as reservas internacionais brasileiras encerraram o ano passado com o volume recorde de US$ 352,012 bilhões, ou US$ 63,437 bilhões a mais que os US$ 288,585 bilhões registrados no final de 2010.

Houve, portanto, um crescimento de 21,98% em 2011, como decorrência, em grande parte, das compras feitas pelo BC no mercado à vista de câmbio para conter a desvalorização da moeda norte-americana. Notadamente no primeiro semestre do ano, quando a forte entrada de dólares no mercado interno levou o banco a fazer intervenções quase diárias.

Isso, apesar da adoção de medidas para dificultar a especulação financeira de investidores estrangeiros, como o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas negociações de curto e médio prazos, bem como nos empréstimos tomados por brasileiros lá fora.

Mesmo assim, o dólar atingiu cotação mínima de R$ 1,54 em 2011, no dia 26 de julho, fazendo com que o governo baixasse, no mesmo dia, a Medida Provisória 539, que autorizava o Conselho Monetário Nacional (CMN) a estabelecer condições específicas. Dentre elas, a cobrança de até 25% do valor da operação com títulos ou valores mobiliários que envolva derivativos de outros ativos financeiros.

Além do maior custo financeiro nas aplicações externas, o movimento especulativo com dólar começou a perder força depois que o BC inverteu, no final de agosto, o processo de política monetária. A taxa básica de juros (Selic), em alta nos sete primeiros meses do ano, caiu, então, de 12,5% para 12% ao ano.

A redução da Selic, reprisada nas duas reuniões seguintes do Comitê de Política Monetária (Copom), fez com que a taxa básica de juros encerrasse o ano em 11%. A mudança na política monetária e as medidas de encarecimento das operações externas fizeram com que a cotação do dólar começasse a se recuperar, e em outubro o BC abandonou as intervenções diárias no mercado de câmbio."


Posted: 03 Jan 2012 06:04 AM PST

"A centralidade do trabalho, conferida pelo impulso das políticas públicas em pleno ambiente de recuperação econômica dos últimos anos, foi responsável pelo fortalecimento do segmento situado na base da pirâmide social brasileira.

Marcio Pochmann, Folha de S. Paulo / Vermelho

Na década de 2000, por exemplo, foram 21 milhões de novos postos de trabalho abertos, sendo 95% deles com remuneração de até 1,5 salário mínimo mensal, capazes de permitir a redução tanto do mar de pobreza existente como do patamar extremo da desigualdade no interior do rendimento do trabalho. Na década de 1990, o Brasil das políticas neoliberais abriu somente 11 milhões de ocupações, sendo 62,5% delas sem remuneração.

O adicional de ocupados na base da pirâmide social reforçou o contingente da classe trabalhadora, equivocadamente identificada como uma nova classe média. Talvez não seja bem um mero equívoco conceitual, mas expressão da disputa que se instala em torno da concepção e condução das políticas públicas atuais.

A interpretação de classe média (nova) resulta, em consequência, no apelo à reorientação das políticas públicas para a perspectiva fundamentalmente mercantil. Ou seja, o fortalecimento dos planos privados de saúde, educação, assistência e previdência, entre outros. Nesse sentido, não se apresentaria isolada a simultânea ação propagandista desvalorizadora dos serviços públicos (o SUS, a educação e a previdência social).

A despolitizadora emergência de segmentos novos na base da pirâmide social resulta do despreparo de instituições democráticas atualmente existentes para envolver e canalizar ações de interesse para a classe trabalhadora ampliada. Ou seja, o escasso papel estratégico e renovado do sindicalismo, das associações estudantis e de bairros, das comunidades de base, dos partidos políticos, entre outros."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 05:58 AM PST


"Presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), volta a condenar o conteúdo da publicação que denuncia um pesado esquema de lavagem de dinheiro no polêmico processo de privatização das teles, durante o Governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).   

Brasil 247

O sucesso nas vendas e a possibilidade de abertura de uma CPI para investigar as denúncias do livro "A privataria Tucana", do jornalista Amaury Ribeiro Jr., parecem não incomodar o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra (PE). Em entrevista à Rádio Folha, em Pernambuco, ele afirmou que o livro não passa de um "jogo publicitário" feito pela internet para enfraquecer a grande Imprensa, que vem mostrando escândalos do Governo Federal. "Isso foi para diminuir o tamanho da imprensa na formação da opinião pública", destacou o líder tucano.

Segundo Sérgio Guerra, o jornalista "se envolveu em muita coisa que não devia" e o resultado do livro não tem a menor importância para ele. "O livro é um projeto para danificar José Serra e o PSDB. O jornalista (Amaury) se envolveu em muita coisa que não devia. Um profissional de verdade não faz dossiê, não usa denúncia requentada. Não atribuo a menor importância ao livro", disse o dirigente."
Matéria Completa, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 05:43 AM PST

"O governador Sérgio Cabral assegura que cumprirá o mandato até dezembro de 2014 e nega qualquer atrito com Dilma Rousseff, prometendo trabalhar pela reeleição da presidente.

O Estado de S.Paulo

2011 foi o pior dos seus cinco anos de governo?

Todos os anos ofereceram dificuldades e conquistas. A partir de 2008, o segundo ano do governo, as conquistas se evidenciaram, porque em 2007 nos dedicamos a organizar a casa. Investimos em gestão, serviço público, qualificação das pessoas. Este foi um ano como os demais, com grandes conquistas e grandes desafios. Quem diria que o Rio seria o Estado com a recepção dos maiores investimentos brasileiros e estrangeiros em 2010? Iniciamos o ano com o desafio dos complexos da Penha e do Alemão, terminamos com a pacificação da Rocinha.

Em julho o sr. criou uma comissão de ética do Estado. Ela é para valer? Pode mudar o comportamento do funcionário público?

Ela está sendo montada pela Casa Civil, mas jamais foi apenas uma resposta para qualquer momento da minha vida pública. O nosso governo age com muita firmeza do ponto de vista ético. Demitimos inspetores de renda, funcionários públicos de todas as áreas. Não compactuamos com nenhum tipo de má conduta. A comissão de ética é importante como órgão consultivo.

O sr. se sentiu na obrigação de rever a sua própria conduta em relação a voos em aviões emprestados ou aceitar convites de empresários?

Não fiz nada de ilegal, mas é evidente que reavaliei e por isso estão contidas algumas restrições no procedimento da comissão de ética."
Entrevista Completa, ::Aqui::


Posted: 03 Jan 2012 05:32 AM PST

Valor Online

"
A Petrobras realizou mais uma descoberta de gás e de óleo leve no Espírito Santo, na concessão conhecida como Golfinho. A descoberta ocorreu no poço chamado informalmente de Tabuatá.

O poço está situado a 74 quilômetros da costa, em lâmina d'água de 1,52 mil metros. Mas a perfuração será mantida até a profundidade de 6,1 mil metros, para testar formações mais profundas, de acordo com a Petrobras.

No mesmo campo, já foram identificados reservatórios entre 4,53 mil e 4,67 mil metros, "com boas condições de produção", de acordo com comunicado divulgado pela estatal.

A descoberta faz parte do Projeto Varredura, direcionado ao programa de antecipação de produção de hidrocarbonetos em novas descobertas próximas a sistemas de produção já implantados, o Planóleo."


Posted: 03 Jan 2012 05:14 AM PST

DCI

"Mesmo com protestos de cineastas estrangeiros e outras celebridades, investimentos no segmento de geração de energia na região amazônica serão cada vez mais comuns nos próximos anos. Isso porque a Amazônia Legal é o último grande reduto de potencial hídrico disponível no País.

No total, de acordo com a Empresa  de Pesquisa Energética (EPE) - responsável pelo planejamento do setor energético no País e pela elaboração do Plano Decenal de Energia (PDE) -, em 2020 a Região Norte representará 85% da expansão em termos de potência instalada, utilizando usinas movidas pela força dos rios brasileiros. Além de possuir o maior número de usinas, estas serão as de maior capacidade, ultrapassando 1 mil MW de potência.

Se colocados em prática, todos os empreendimentos serão responsáveis por elevar a participação daquela porção do Brasil de 10% da capacidade do Sistema Interligado Nacional (SIN) para 23% do total em apenas nove anos, expansão de 28,2 GW (considerando os empreendimentos já licitados e os que estão em projetos), o equivalente a duas vezes o tamanho de Itaipu, que responde por 20% do consumo de energia nacional."
Matéria Completa, ::Aqui::


You are subscribed to email updates from BRASIL! BRASIL!
To stop receiving these emails, you may unsubscribe now.
Email delivery powered by Google
Google Inc., 20 West Kinzie, Chicago IL USA 60610



--
Francisco Almeida / (91)81003406

Nenhum comentário: