sábado, 7 de novembro de 2009

Feira Pan-amazônica do Livro deve receber meio milhão de visitantes




Da Redação
Agência Pará
Foto de Cláudio Santos/Ag Pa

Neste ano, a coordenação da Feira espera superar o número de visitantes da edição de 2008, chegando a 500 mil pessoas


Nos próximos dez dias, a capital paraense respirará literatura. Nesta sexta-feira (06), às 18 horas, o Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, abre as portas para a XIII Feira Pan-amazônica do Livro, com as cores da França - país homenageado - e as letras do escritor paraense Dalcídio Jurandir, o patrono da feira.

Na manhã desta quinta-feira (5), em entrevista coletiva, o secretário de Estado de Cultura, Edilson Moura, o diretor de Cultura da Secult, Carlos Gonçalves, e o assessor do Hangar, Paulo Morelli, apresentaram as novidades da programação da feira, que segundo os organizadores deve ser a maior de todas as feiras do livro já realizadas, tanto em números quanto em eventos culturais.

"A Feira do Livro é uma tradição do Pará e faz parte do calendário cultural do Estado. Por isso, ela extrapolou essa ideia da venda de livros, se transformando em um espaço de aceitação e de várias manifestações culturais", explicou o secretário. "Se continuar nesse ritmo de crescimento, em pouco tempo se transformará na maior feira anual do país", ressaltou.

Este ano serão 178 estandes distribuídos por 24 mil metros quadrados no Hangar. São esperados aproximadamente meio milhão de visitantes, que devem garantir um volume de negócios estimado em R$ 25 milhões.

Democratização - Carlos Henrique Gonçalves falou sobre a programação geral do evento, incluindo as homenagens ao Ano da França no Brasil, e sobre os debates, que terão entre os temas as obras do escritor homenageado, Dalcídio Jurandir. "Nós trabalhamos a programação tendo a literatura como patrimônio cultural", garantiu. "A Feira do Livro faz parte da nossa política de acesso ao livro e à leitura. E toda a programação tem como objetivo sempre democratizar o acesso à cultura", ressaltou.

Entre as atrações nacionais literárias já confirmadas estão os escritores Emir Sader, Frei Betto, Zuenir Ventura, Zeca Camargo, Moacyr Scliar, Ariano Suassuna e Maurício de Souza. Os shows ficarão por conta de Lenine, Paula Lima, Flávio Venturini, João Bosco e Teatro Mágico. Além da infinidade de títulos distribuídos pelos estandes, as crianças terão um espaço literário exclusivo para elas, além do Parque da Mônica, trazido por Maurício de Souza, tendo como tema a Amazônia.

Paulo Morelli, responsável pela ambientação da feira, explicou que conseguir uma característica visual para a feira foi um desafio. "A França é um país muito rico para se explorar visualmente. Mas queríamos fugir do lugar comum e utilizamos a técnica de enganar os olhos, onde toda a decoração sobre o país traz sugestões visuais dos pontos turísticos, e não uma réplica exata deles", avaliou.

Outra novidade é o trabalho do grafiteiro paulista Eduardo Kobra, autor dos painéis que ilustrarão a entrada do Hangar. Kobra é conhecido mundialmente por suas criações ricas em detalhes e tridimensionalidade, trabalhando em cima de modelos originais e fotografias antigas.

Programação

Escritores



07/11 - Emir Sader



08/11 - Ana Beatriz Barbosa Silva



09/11 - Frei Betto



10/11 - Cristovão Tezza



11/11 - Zuenir Ventura



12/11 - Zeca Camargo, no Auditório Machado de Assis- 2º andar



13/11 - Moacyr Scliar



14/11 - Laurentino Gomes



15/11- Maurício de Souza - 50 anos de pura diversão - às 16h



15/11 - Ariano Suassuna - Auditório Machado de Assis- 2º andar. Participação: Oliveira de Panelas



Shows



06/11 - Lenine

07/11 - Paula Lima

08/11 - Cantos de outras águas (França)

09 e 10/11 - Shows locais

11/11 - Projeto do Banpará

12/11 - Arthur Moreira Lima

13/11 - Flávio Venturini

14/11 - João Bosco

15/11 - Teatro Mágico

Serviço: XIII Feira Pan-amazônica do Livro. De 06 a 15 de novembro, no Hangar. Entrada Franca. Horário de visitações: 10 às 22h. Shows principais no Deck a partir de 22h. Promoção: Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura (Secult). Realização: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Mais Informações: www.feiradolivro.pa.gov.br.

Ascom/Secult

Nenhum comentário: