Da Redação
Agência Pará
Mais 250 professores dos municípios de Ponta de Pedras, Portel, Muaná, Salvaterra, Curuçá, Gurupá e Santo Antônio do Tauá iniciaram a formação de nível médio voltada ao magistério do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A capacitação também acontece nos municípios de Santarém, Marabá e Capanema, envolvendo 820 professores cursistas de 31 municípios inscritos no programa no Pará.
Durante a abertura realizada na manhã do último sábado (25), no auditório do núcleo profissional da UFPA, a diretora de Ensino Fundamental e Educação Infantil da Seduc, Daniele Dorotéia, destacou a importância da parceria com as secretarias de educação que inscreveram os professores leigos de seus municípios. Ela ressaltou que, ao aderir ao programa, o governo do Estado se compromete com a qualificação desses profissionais, em mais uma ação destinada a construir uma nova história para a educação no Pará. “Os nossos professores precisam crescer como profissionais e seres humanos, para dar uma educação mais digna às crianças”, frisou.
De modalidade a distância, com duração de dois anos e distribuído em módulos com 160 horas presenciais e 688 horas não presenciais, o curso vai além de qualificar os professores para atuação na educação infantil e nas creches de seus municípios, como prevê a lei. É uma oportunidade para que professores como Márcia Eliana, que leciona para alunos de 3 anos na escola Sagrado Coração de Jesus, no município de Salvaterra, possam concluir o ensino médio, dando continuidade aos estudos até chegar à faculdade. “Pretendo mostrar para o meu próprio município, ao meu colega e às crianças tudo o que aprender aqui”, afirmou.
O primeiro módulo da formação prossegue até 3 de agosto, de 8 às 18 horas, no auditório setorial básico da UFPA. As atividades são voltadas para a temática “Educação, Sociedade e Cidadania”, que aborda conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e a construção da identidade profissional. São 10 aulas presenciais das disciplinas Linguagem e Códigos, Vida e Natureza, Matemática e Lógica, Fundamentos da Educação e Identidade, Sociedade e Cultura.
Julie Rocha -Seduc
Nenhum comentário:
Postar um comentário