terça-feira, 28 de julho de 2009

Professores em exercício na Educação Infantil em Salvaterra participam de capacitação em Belém

Da Redação
Agência Pará

Mais 250 professores dos municípios de Ponta de Pedras, Portel, Muaná, Salvaterra, Curuçá, Gurupá e Santo Antônio do Tauá iniciaram a formação de nível médio voltada ao magistério do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil), que a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). A capacitação também acontece nos municípios de Santarém, Marabá e Capanema, envolvendo 820 professores cursistas de 31 municípios inscritos no programa no Pará.

Durante a abertura realizada na manhã do último sábado (25), no auditório do núcleo profissional da UFPA, a diretora de Ensino Fundamental e Educação Infantil da Seduc, Daniele Dorotéia, destacou a importância da parceria com as secretarias de educação que inscreveram os professores leigos de seus municípios. Ela ressaltou que, ao aderir ao programa, o governo do Estado se compromete com a qualificação desses profissionais, em mais uma ação destinada a construir uma nova história para a educação no Pará. “Os nossos professores precisam crescer como profissionais e seres humanos, para dar uma educação mais digna às crianças”, frisou.

De modalidade a distância, com duração de dois anos e distribuído em módulos com 160 horas presenciais e 688 horas não presenciais, o curso vai além de qualificar os professores para atuação na educação infantil e nas creches de seus municípios, como prevê a lei. É uma oportunidade para que professores como Márcia Eliana, que leciona para alunos de 3 anos na escola Sagrado Coração de Jesus, no município de Salvaterra, possam concluir o ensino médio, dando continuidade aos estudos até chegar à faculdade. “Pretendo mostrar para o meu próprio município, ao meu colega e às crianças tudo o que aprender aqui”, afirmou.

O primeiro módulo da formação prossegue até 3 de agosto, de 8 às 18 horas, no auditório setorial básico da UFPA. As atividades são voltadas para a temática “Educação, Sociedade e Cidadania”, que aborda conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e a construção da identidade profissional. São 10 aulas presenciais das disciplinas Linguagem e Códigos, Vida e Natureza, Matemática e Lógica, Fundamentos da Educação e Identidade, Sociedade e Cultura.

Julie Rocha -Seduc

Nenhum comentário: