sexta-feira, 1 de abril de 2011

Equipe do Legendários visitou o Marajó

Pará - Portal do Governo:
Jornalistas especializados se encantam com Belém, Marajó e São Domingos do Capim

Da Redação
Agência Pará de Notícias

Estão em Belém desde o último dia 17, com apoio do Governo do Estado, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), as equipes de jornalismo do Diário do Turismo, portal de notícias especializado na área e do programa Legendários, da TV Record de São Paulo. Também chegou dia 18 a jornalista alemã Christine Wollowski, radicada em Santa Catarina como correspondente da revista alemã Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung. Na pauta das equipes as opções de turismo de Belém, Marajó e São Domingos do Capim, onde está acontecendo mais uma edição do Campeonato de Sur na Pororoca.

A equipe do Legendários, formada pelo repórter Felipe Solari, pelo diretor Marco Aurélio, câmera Edmur Epifânio e assistente Lucas Melo, seguiram para a ilha do Marajó ainda no dia 18, onde registraram o cotidiano dos municípios de Soure e Salvaterra. Tiveram contato com a natureza selvagem dos búfalos, áreas de mangues e florestas, além de belas praias e uma gastronomia inigualável. à noite, show de carimbó e danças tradicionais revelaram aos jornalistas por que o Marajó é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo.

Em Belém o jornalista Marcos Jr Oliveira e o fotógrafo Wanderley Mattos Jr percorreram os principais pontos turísticos da cidade. No Complexo Feliz Lusitânia integraram um grupo de visitação do Roteiro Geoturístico, uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), com apoio da Companhia Paraense de Turismo, Paratur.

Com saída do Forte do Castelo, ao longo de três horas de duração, o passeio, feito todo a pé, incluiu a Casa das 11 Janelas, Museu de Arte Sacra, Ladeira do Castelo, Feira do Açaí, Praça Frei Caetano Brandão e Igreja da Sé. Após visita ao complexo Feliz Lusitânia, o passeio seguiu a Rua Siqueira Mendes, onde estão os principais portos de Belém, além da sede do Clube do Remo, da Casa Rosada e da Fábrica Soberana. Também fazem parte do roteiro os palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré, a Igreja de São João Batista, a Praça Dom Pedro II, solar do Barão do Guajará, Praça do Relógio e o Museu do Círio.

Marcos se encantou com o cotidiano do Ver-o-Peso, em especial com a variedade de frutos e de peixes. Na barraca de Dona Carmelita, uma das mais tradicionais vendedoras de frutos do mercado, foi convidado a experimentar alguns e aprendeu muito sobre o cupuaçu, bacuri, a pupunha, e outras iguarias. No setor de ervas ganhou de presente vários frascos com sabedorias da erveira Dona Coló, que prometeu preparar para ele um 'patuá'.

'O que significa um patuá?', quis saber o jornalista, enquanto aprendia os segredos que fazem do complexo uma das sete maravilhas do Brasil, cartão postal da cidade e candidato à patrimônio da humanidade. Neste domingo, tanto os jornalistas do Legendários quanto do Diário do Turismo se juntam à jornalista alemã Christine Wollowski, que ainda na sexta seguiu para São Domingos do Capim. Lá vão conferir o principal dia da programação do evento que atrai surfistas e curiosos do Brasil e exterior.

Na segunda-feira os jornalistas paulistas continuam suas descobertas sobre o turismo paraense, desta vez sobre o cotidiano do ribeirinho nas principais ilhas próximas à Belém. Na terça é a vez de Christine Wollowski descobrir os encantos e a força econômica das fazendas de búfalos do Marajó.

Texto: Benigna Soares - Ascom Paratur

– Enviado usando a Barra de Ferramentas Google"

Nenhum comentário: